Execução

Duas execuções em menos de 24 horas na região metropolitana

Crimes ocorreram no Recanto do Vinhais, nesta quarta-feira, e no Cohatrac IV, na noite de terça-feira; segundo a polícia, as vítimas tinham ligação com drogas

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Policiais e peritos do Icrim observam o corpo de Adriano Santos Paiva no local onde ocorreu o crime
Policiais e peritos do Icrim observam o corpo de Adriano Santos Paiva no local onde ocorreu o crime (Execussão)

SÃO LUÍS - Duas pessoas foram executadas em menos de 24 horas na Região Metropolitana de São Luís. O último caso teve como vítima Adriano Santos Paiva, de 25 anos, que foi morto no início da tarde de ontem na rua Santo Antônio, no Recanto dos Vinhais, e na presença de vários populares. Segundo a polícia, o crime teria sido motivado por rivalidade entre integrantes de facções criminosas.

O subtenente Graciliano, lotado no 8º Batalhão da Polícia Militar, informou que a vítima vinha correndo em via pública, perseguida por dois homens que estavam em uma motocicleta e ao alcançá-lo fizeram vários disparos contra ele e um deles atingiu a sua cabeça.

Adriano Santos caiu na calçada de uma residência, onde morreu. Os autores dos disparos fugiram. Uma das paredes de uma casa dessa rua ficou com marcas de tiros, mas nenhum morador ficou ferido. O corpo da vítima foi coberto por um pano até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim).

O subtenente Graciano declarou, ainda, que os familiares da vítima disseram que ela era moradora da Vila Progresso e usuário de droga. Há informações, inclusive, que Adriano Santos já teria sido membro de uma facção criminosa. “Guarnições da polícia estão fazendo rondas na cidade com o objetivo de localizar os acusados”, disse o policial.

Graciano denominou essa ação como audaciosa. “Esse assassinato ocorreu na presença de vários moradores, mas ninguém quis falar sobre o assunto com receio de algum tipo de represália. Nessa localidade impera a lei do silêncio”, explicou o militar.

Policiais da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP), liderados pelo delegado Felipe Freitas, também estiveram no local para colheram as primeiras informações sobre o crime.

Mais morte

A polícia ainda ontem não havia conseguido prender os acusados de terem executado Lucas Alves do Nascimento, de 21 anos, na noite da última terça-feira, no Cohatrac IV. Segundo a polícia, a vítima, que era integrante de uma facção criminosa, tinha sido presa no dia 23 de agosto, em companhia de outros faccionados suspeitos de expulsar moradores de suas residências no Residencial Novo Aurora. Lucas Alves era também vendedor droga na periferia.

Ainda de acordo com as informações da polícia, o jovem foi abordado por dois criminosos em via pública, um local bem movimentado. Ele levou vários tiros, um deles na a cabeça.

Um vídeo exibido ainda na noite de terça-feira na rede social mostrou os moradores tentando reanimar a vítima, mas sem sucesso. A polícia foi acionada e isolou a área até a chegada dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim). Os acusados fugiram em uma motocicleta.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia e liberado para os familiares na madrugada de ontem. O caso está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP).

Prisão

A polícia informou, também, que Lucas Alves em menos de dois anos foi presa duas vezes pela Polícia Militar. Uma delas durante uma incursão realizada no dia 23 do mês passado. Ele estava em companhia de Lucas Kaique Mendes Alves e Jonas Santos, no Residencial Novo Aurora, e portavam uma pistola ponto 40 e mais de 14 munições de calibres diversos, que foram apreendidas.

Ainda segundo a polícia, esses criminosos eram acusados de expulsar os moradores de suas casas por conta de rixas entre faccionados rivais e pelo controle do tráfico de droga na localidade. Em agosto do ano passado, Lucas Alves foi detido por uma guarnição da Polícia Militar acusado de assaltar um coletivo da linha Calhau, no Anel Viário.

Ele ainda tentou se esconder em uma área de matagal, mas acabou detido e apresentado no plantão de Polícia Civil das Cajazeiras. Com ele, os militares encontraram uma arma de fogo municiada.

Saiba mais

A polícia também já registrou mais dois homicídios dolosos este mês na Região Metropolitana de São Luís. No último 2, foi assassinado a tiros Natanael do Nascimento Silva, de 18 anos, na área do Maracanã. A outra vítima foi Erenilson Carlos de Sousa, de 20 anos, na cidade de São José de Ribamar, na manhã do dia 3.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.