FESTEJO

Devoção e muita fé marcam 2º dia da festa de Ribamar

Este ano, festejo será realizado durante todo o mês de setembro; tema é voltado para a juventude

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29

O primeiro domingo do festejo dedicado ao padroeiro do Maranhão foi repleto de celebrações em homenagem ao santo. A festa, que começou no sábado (1º), se estenderá, pela primeira vez, por todo o mês de setembro, fortalecendo tradições dedicadas a São José de Ribamar.

Com o tema “Juventude, fé e vocação”, o festejo chama atenção para o papel dos jovens na sociedade e dos cuidados necessários para que se mantenham em um caminho seguro, como explicou o reitor do santuário, padre Cláudio Roberto.
“São José foi alguém que cuidou do jovem Jesus e o preparou para servir a Deus. É o motivo pelo qual nós o apresentamos como modelo de pai, de cuidador, chefe de família, para a nossa juventude e também para as nossas autoridades e para todos aqueles que devem empreender e cuidar dos nossos jovens e prepará-los para a vida”, explicou.

Desde o início da manhã, às 6h, de ontem (2), foram celebradas missas com louvores, agradecimentos e pedidos de bênçãos pela comunidade católica, a São José de Ribamar. Para a jornalista Leidyane Ramos, a devoção já ultrapassa gerações e se fortaleceu após um acidente sofrido pelo pai.

“Desde que me entendo por gente sou devota de São José de Ribamar. Meus pais também são devotos e sempre participamos para agradecer uma grande benção alcançada. Meu pai, que é diabético, sofreu um acidente e corria o risco de ter a perna amputada. Nos apegamos a São José e hoje o meu pai está bem em casa”, contou.

Quem participou pela primeira vez da celebração também aproveitou a ocasião para seguir uma forte tradição: a benção de veículos. Para o contador Tadeu Mancebo o momento é mais uma representação da confiança dos devotos. “Não tenho costume de vir até aqui, por isso aproveitei a oportunidade para abençoar meu carro, como um ato de fé”, destacou.

Além de homenagear o padroeiro, o festejo é um período oportuno para a comunidade arrecadar uma renda extra, por meio da venda de artigos religiosos, como as fitinhas de São José de Ribamar. Para José Bispo, bacharel em direito de Itapecuru, é indispensável ir ao santuário e não levar algumas lembranças para os familiares.

“Vim com parte da família e vou levando lembranças para os que não vieram. Eles sempre pedem para levar um presente e a lembrancinha melhor são as fitinhas. Todas já tem dono, praticamente”, explicou.

Mês inteiro
A partir deste ano, a festa acontecerá durante todo o mês de setembro. O prolongamento do festejo foi planejado para atender milhares de devotos e romeiros que fazem longos trajetos para participar e homenagear São José de Ribamar.

“Todos os dias teremos santas missas, bênçãos e consagrações. Todo o mês de setembro será a festa do padroeiro do Maranhão”, destacou o reitor. Na programação, totalmente religiosa, romarias, novenas e 117 missas serão celebradas ao longo do mês, dentre outros eventos que movimentarão a cidade. A abertura oficial do Grande Festejo, este ano em 1º de setembro, é marcada pela romaria da Alvorada, que parte do Moropoia, bairro da Cidade Santuário, às 5h, em direção ao santuário, onde ocorrerá, na Concha Acústica, a Santa Missa, às 6h. Já no dia 22 de setembro, a “Grande Romaria Caminho de São José de Ribamar” terá início às 19h, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, percorrendo toda a extensão da MA-201, em direção à Cidade Santuário, onde uma grande celebração campal acolherá os romeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.