Precariedade

Vegetação volumosa domina a Avenida Copacabana, no Calhau

Mato sem capina já chega à margem da Avenida dos Holandeses, obrigando transeuntes a andarem na rua; ferro que sustenta a placa de identificação da via também está tomado pelas plantas

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Com matagal ocupando a calçada, pedestres têm de andar na rua; situação acontece em outras calçadas
Com matagal ocupando a calçada, pedestres têm de andar na rua; situação acontece em outras calçadas (matagal)

A vegetação volumosa numa longa extensão de uma das calçadas da Avenida Copacabana, no Calhau, em São Luís, dificulta a locomoção dos pedestres na região. Para transitar na via, que liga as avenidas Litorânea e dos Holandeses, os transeuntes devem dividir a pista com os veículos. O mato sem capina já chega à margem da Holandeses. O ferro que sustenta a placa de identificação da avenida está tomado pelas plantas trepadeiras, que também rodeiam o abrigo da parada de ônibus, construído alguns metros adiante.

Vendedora de salgadinho pelas ruas, Aldaires Santos, de 65 anos, falou a O Estado dos transtornos que ela enfrenta para transitar na via. “Muito complicado andar por aqui. As calçadas deveriam estar todas regulares e em bom estado, para que nós, pedestres, pudéssemos transitar normalmente. Temos que ficar muito perto dos carros, e é muito difícil um motorista respeitar”, relatou.

“Se esse mato está assim é porque a calçada foi mal construída. Não colocaram concreto em toda a extensão. Quem sofre somos nós, que devemos atravessar ou andar bem na margem, podendo ser atropelada. A Prefeitura deveria vir logo fazer um serviço, antes que aconteça algum acidente grave ou essa área se transforme em uma floresta”, ironizou a cozinheira Daiane Rodrigues, de 22 anos.

Uma rua transversal à Avenida Copacabana está na mesma situação, mas em um estado menos crítico.
“Essa avenida tão importante, que é o elo entre as avenidas Litorânea e a Holandeses, deveria ser mais cuidada. Mas ao contrário, está assim, abandonada pelo poder público. Não capinam o mato e nem reconstroem as calçadas, que estão com o concreto danificado. Nós, pedestres, ficamos no prejuízo. Além disso, podemos ser vítimas de acidentes, porque, por causa dessa situação, temos que andar muito junto aos carros”, afirmou o estudante Carlos Gonçalves, de 22 anos.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís, para obter um posicionamento do órgão sobre os serviços que serão executados na área. Até o fechamento desta edição, não houve resposta.

SAIBA MAIS

Ambientes em que a vegetação está malcuidada, sem nenhum reparo, passam a impressão de que estão abandonados e são lugares muito utilizados para a prática de ações criminosas, como roubos, furtos e até mesmo homicídios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.