COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
GERENTE GERAL do Rio Poty Hotel, Armando Ferreira está em São Paulo participando do Design & Technical 2018 e buscando de parceiros e inovação para a hotelaria do Maranhão. No evento, ele encontrou os amigos Patricia e Marc Balanger, que já trabalhou em São Luís como gerente geral do antigo Hotel Sofitel
GERENTE GERAL do Rio Poty Hotel, Armando Ferreira está em São Paulo participando do Design & Technical 2018 e buscando de parceiros e inovação para a hotelaria do Maranhão. No evento, ele encontrou os amigos Patricia e Marc Balanger, que já trabalhou em São Luís como gerente geral do antigo Hotel Sofitel

Científico e jurídico
Foi aberto o prazo para recebimento de trabalhos científicos e técnicos que comporão o quarto volume da Revista Jurídica da Procuradoria Geral do Estado. Até 30 de setembro, podem submeter artigos os membros da carreira e os demais componentes da comunidade jurídica.
Mas é preciso que os trabalhos sejam inéditos e contemplem temas relevantes para a advocacia pública. E precisam ter um caráter inovador ou com potencial impacto acadêmico ou institucional.
Detalhe: não haverá remuneração pela cessão e publicação dos trabalhos, que podem ser artigos, pareceres e conteúdos forenses.

Sol da Infância
No próximo dia 3 de setembro, o artista plástico Joel DuMara apresentará a exposição “Sol da Infância: do papel à tela”, com coquetel de abertura às 19h30, no Shopping da Ilha.
Dumara absorve e alimenta-se da arte e a transforma em nova arte, em um ciclo poético de desenhos iniciais que partem da imaginação das crianças, percorrem o papel e mergulham em sua alma multicor.
De posse de papel e lápis, a criança retrata o que sente, o que vive, reconstrói o mundo, reinventa-se e faz a leitura da sua realidade por meio de desenhos. O desenho, por sua vez, necessita do equilíbrio entre mão, gesto e instrumento, de maneira que, ao desenhar, o pensamento se constrói.

Grande perda
A sociedade maranhense sofreu ontem mais uma grande perda.
Gaúcha, descendente de família alemã e há quase meio século residindo em São Luís, Dona Hertha Klamt, 90 anos, faleceu no UDI Hospital e hoje o seu corpo será sepultado no cemitério da Pax União, no Araçagi.
Dona Hertha deixou os filhos Cíntia Klamt Motta, Felipe e Jyrson Klamt (este, médico, há muitos anos radicado em São Paulo).

Guidão
São Luís pode receber um serviço de aluguel de patinetes elétricas. A empresa Scoo, que acaba de se instalar em São Paulo, tem planos de expansão para várias capitais brasileiras.
Com a proposta de facilitar a mobilidade para trajetos de curta distância, as patinetes compartilhadas são febre nos Estados Unidos.
A exemplo das bicicletas, as locações serão feitas via aplicativo para smartphone, com versões para os sistemas Android e iOS.
Ainda não há data para a chegada do serviço ao nosso Estado, mas os desenvolvedores já adiantaram que as operações serão feitas pela iniciativa privada
de cada região.

Calotes são os de sempre
Nas campanhas, todos assumem o papel de arautos da correção, mas é também o momento de os credores reclamarem. Sete dos 13 partidos que disputam a Presidência da República somam mais de 3 milhões
e 600 mil reais em calotes registrados em cartórios do País. Estão na lista PT, MDB, PSDB, PSOL, PSL, PPL e Rede. Na
maioria, são despesas de eleições passadas. Hoje, os prestadores de serviços exigem o pagamento adiantado para não se incomodarem depois.

Olho Vivo!
É bom ficar alerta na hora de ativar o alarme do chaveiro do carro e conferir se a porta está realmente trancada. Criminosos têm se aproveitado da sensação de
segurança dos motoristas para furtar o veículo.
Basta um descuido, e pronto.
Os ladrões, à espreita, usam um equipamento para bloquear a frequência que sai da chave para o sistema do carro e o condutor nem percebe.

Vermelho
O Banco de Sangue Virtual está perto de chegar à marca de mil inscritos. O projeto, que está prestes a completar um ano, conecta quem precisa de doação a quem quer doar.
Quando chega um pedido, o sistema filtra os
cadastrados por tipo sanguíneo e cidade. Então, os potenciais doadores recebem um e-mail com informações.
O serviço é gratuito e online. Saiba mais em bancodesanguevirtual.com.br

TRIVIAL VARIADO

O empresário Maurício Feijó, que hoje será homenageado pela Associação Comercial, pelos seus 50 anos de atividades empresariais, tem se revelado um católico fervoroso.

No assunto: segunda-feira, foi ele quem puxou a reza e fez o elogio do morto no velório do Comandante Washington Viégas, gesto que repetiu ontem, com sabedoria, no velório de Dona Hertha Klamt.

Em tempo: Rodrigo Klamt Motta e sua amada Marcella Tranchesi estavam de férias na Itália quando receberam a notícia do falecimento de Dona Hertha Klamt. Imediatamente pegaram o primeiro voo de volta ao Brasil e hoje amanhecem em São Luís para o último adeus da avô dele.

O AquaRio, no Rio de Janeiro, acaba de inaugurar um novo tanque chamado Mar Gelado, com ambientação especial para abrigar crustáceos que podem chegar a quatro metros de comprimento. A principal atração são as fêmeas de caranguejo-aranha-gigante vindas do Japão.

O ex-deputado José Jorge Leite Soares saiu-se com esta frase, ontem, numa roda de amigos: “Candidatos ao governo do Estado buscam fatos quentes para uma campanha fria”.
Desde 2009, tornou-se obrigatória a participação de mulheres nas nominatas à Câmara dos Deputados e às Assembleias Legislativas. O mínimo é de 30 por cento e, no máximo, 70.

A propósito: em 2010, foram 25,3 por cento. Subiu para 30,4 em 2014. Agora, chega a 31,6. Os legisladores achavam que o avanço seria
muito mais rápido.

Nesta quarta-feira, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite embarcam para um giro rápido no Rio de Janeiro. Vão comemorar a nova idade do irmão dela, Murilo. O mesmo, fazem Tiana e Clorisval Gomes Pereira. Vão festejar a nova idade da neta Fernanda.

Os entrevistadores do Jornal Nacional tentaram embretar Ciro Gomes, repetindo declarações polêmicas que fez nas últimas semanas. Ficaram pendentes apenas a veracidade de acusações feitas contra Carlos Lupi.

Assessores de Jair Bolsonaro, mais otimistas do que nunca, começam a planejar a estratégia para o 2º turno. Consideram o maior desafio a derrubada do índice de rejeição, o mais alto entre todos os candidatos.

Para o PT, eleger Dilma Rousseff não será o suficiente. Vai se empenhar para que chegue à presidência do Senado.

A cada começo do período de propaganda eleitoral em rádio e TV, a maioria dos marqueteiros relembra o ensinamento do consultor canadense Barry Siskind: “Os 10 segundos iniciais de qualquer fala são fundamentais para deixar a impressão correta.”

Especialistas avaliam que um grande número de seguidores pela Internet não ajuda muito. Os candidatos ficam dentro de uma bolha. Quer dizer, não atingem eleitores além dos que já estão engajados.

Em palestra recente, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, declarou: “Com o que fazem, o Brasil era para ter dado errado há muito tempo.” Aos poucos, foram cavando o poço e poucos perceberam.

Assessores aconselham candidatos a ter extrema persistência. Por exemplo: quando vão a algum evento que está muito chato, não devem sair. Subitamente, pode melhorar.

Comentário de um leitor da coluna: no Maranhão, alguns candidatos não entenderam a exigência de apresentação à Justiça Eleitoral da declaração de bens. Entregaram a declaração de males.


DE RELANCE

Na Ilha de Malta
Referência no atendimento nas áreas de medicina preventiva e estética, a médica Hosana Reis está de malas prontas para uma temporada de três meses na paradisíaca Ilha de Malta, no mar Mediterrâneo. Acompanhada do marido, o empresário José Ricardo Tajra Reis, a ideia do casal é desbravar novos países. Hosana Reis também já colocou na agenda a participação nos principais congressos da Europa que tratem sobre
bem-estar e saúde.

Trufas e azeite
Lembrete para os maranhenses que estão de viagem marcada para a Itália no outono do Hemisfério Norte, com passagem pela Toscana, devem anotar que é tempo de duas tradições gastronômicas nessa região: a Festa do Olio Nuovo, em novembro, que celebra a colheita e produção do azeite de
oliva, e a temporada de trufas brancas, entre setembro e dezembro.

Jogada oportunista
O governo Michel Temer não tem nem mais líder no Senado. Em uma jogada oportunista, Romero Jucá (MDB) anunciou que deixou a liderança porque não concorda com a condução da crise dos venezuelanos. Puro jogo de cena de quem está em terceiro na disputa pela vaga do Senado e busca se descolar do Planalto para tentar a reeleição.

Memórias de Zé Dirceu
O ex-ministro petista José Dirceu fala hoje com a imprensa sobre seu livro Zé Dirceu - Memórias Volume 1, em Brasília. Já na próxima semana, no dia 4, Dirceu começa pelo Rio um roteiro que irá percorrer 20 cidades em 40 dias, que está sendo chamado de road tour democrático. São Luís entra na agenda de debates e sessões de autógrafos na segunda etapa da viagem, mas a data ainda não foi fechada.

Mais um mistificador
Jânio Quadros foi eleito em 1960 (renunciou em 61); Collor de Mello foi eleito em 1989 (renunciou, para evitar o impeachment, em 1992); e agora em 2018 temos de novo eleição presidencial, com o risco de ser eleito outro mistificador. São dois ciclos de 29 anos cada, de 60 a 89, de 89 a 2018.

Um dos deuses da Broadway
Por algum tempo, Neil Simon, que morreu aos 91 anos no domingo, foi saudado como o dramaturgo mais popular do mundo, o mais encenado, depois de Shakespeare. Foi, como lembraram atores seus, “o rei da Broadway”. Ou no dizer da organização que distribui o Tony, prêmio máximo do teatro americano, que venceu quatro vezes, “um dos deuses da Broadway”.

Almoço comemorativo
Com um cardápio pensado para encantar o paladar apaixonado pela riqueza da gastronomia maranhense, o Blue Tree São Luís realiza, no domingo, dia 9 de setembro, almoço comemorativo ao aniversário de 406 anos de fundação da Ilha do Amor. Os chefs Márcio Moraes e Rilson Tiburtino assinam o menu, que conta com o tradicional arroz de cuxá, peixada maranhense, galinhada e sorvete de juçara, entre muitas outras delícias.

Coleção Tropical Samba
Todos os caminhos, durante toda esta quarta-feira, levam à loja Hellas Semijoias, no Monumental Shopping, para o lançamento da coleção Tropical Samba, que leva a assinatura da estilista Patrícia Bonaldi e da designer Maria Dolores. Os modelos unem a leveza dos babados das roupas da estilista com acessórios criados com peças de pedras brasileiras, metais e madeira criados por Maria Dolores Acessórios. Os traços geométricos e as lapidações exclusivas são marcas da nova coleção. A partir das 19h, as empresárias Heliana Alencar e Larissa Gratão recepcionarão os convidados com um coquetel.

Novidade na Estácio
O curso de Fisioterapia, que tem cada vez mais possibilidades de atuação no mercado de trabalho, agora é oferecido na Faculdade Estácio São Luís. As inscrições para a nova graduação já estão abertas e podem ser feita no site da instituição. Segundo a coordenadora do curso, Nayana Ximenes, as
aulas já vão começar no mês de setembro.

Para escrever na pedra:
“A vida não é mais que uma sucessão de oportunidades para sobreviver”. Do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.