COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Apernambucana Ana Maria Meireles, depois de quase vinte anos que regressou à sua terra natal, está de volta a São Luís para visitar o filho Sérgio Meireles e a nora Thajla Meireles, e participar da festa de aniversário do seu neto, filho do casal. Na foto, a família reunida
Apernambucana Ana Maria Meireles, depois de quase vinte anos que regressou à sua terra natal, está de volta a São Luís para visitar o filho Sérgio Meireles e a nora Thajla Meireles, e participar da festa de aniversário do seu neto, filho do casal. Na foto, a família reunida
O presidente da Fiema, Edilson Baldez marcou presença na abertura da 7ª edição da Movelnorte, em Imperatriz. A feira de móveis idealizada e organizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir), Edilson Baldez ao lado do presidente do Sindimir, Messias Sarmento, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Expedito Júnior
O presidente da Fiema, Edilson Baldez marcou presença na abertura da 7ª edição da Movelnorte, em Imperatriz. A feira de móveis idealizada e organizada pelo Sindicato das Indústrias de Móveis de Imperatriz e Região (Sindimir), Edilson Baldez ao lado do presidente do Sindimir, Messias Sarmento, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Expedito Júnior

Grande verdade
“Infeliz a nação que precisa de heróis”, disse Bertold Brecht, antevendo o futuro da Alemanha pós-República de Weimar, às vésperas da tragédia nacional
sob Adolf Hitler.
Não existem novos Messias, nem mágicos capazes de reerguer uma nação atirada ao fundo de um caos político, econômico e ético.
Já está na hora de a nação motivar cada cidadão a ser o próprio herói, começando pela missão de renovar os plenários dos “law-makers”, os parlamentares que votam as leis.
O cenário está todo construído para que os “mesmos” se perpetuem, e se reelejam, com o auxílio bilionário da “bolsa
da viúva”.

Quatro anos
O médico Stênio Roberto Santos, que está à frente do Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, comanda hoje, naquela unidade de saúde, uma programação especial alusiva aos quatro anos de funcionamento do hospital, situado na Rua São Pantaleão, no centro da Capital.
Entre outras coisas, o Hospital de Câncer tem se destacado devido ao pioneirismo em serviços antes prestados apenas pelo Sistema Único de Saúde.

Médico e tecnologias
Já há um acentuado conflito de pensamento na classe médica brasileira sobre a consulta e o vício da precipitação de primeiro pedir exames, antes da anamnese – diagnóstico clínico, hoje raramente praticada.
Entre nós, começa a ganhar corpo a terceirização da primeira consulta, que se limita a solicitar exames para depois o médico atender o paciente.
O médico Celmo Celeno Porto, da Universidade Federal de Goiás, defende que o profissional de medicina precisa criar o hábito de proceder exames clínicos e ter empatia com o problema do paciente e não apenas esperar pelo diagnóstico dos
exames técnicos.

Luz Verde
No momento em que enfrentam o desafio da concorrência dos aplicativos, seria positivo para os táxis de São Luís oferecer um serviço simples e eficiente aos usuários: uma luz visível que identifique, à distância, se os carros estão livres ou ocupados.
Com uma população cada vez mais velha no Maranhão, essa passa a ser uma questão relevante. Além disso, evitaria que os passageiros passassem pelo constrangimento de ficar estendendo a mão várias vezes.
Aumentaria o conforto e, com isso, o uso do serviço.

Ericeira fez sucesso no Ceará
João Batista Ericeira, presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, marcou presença destacada na reunião de todas as academias jurídicas do país realizada, de 20 a 23 de agosto, em Fortaleza. No encontro, foi constituído o Colégio de presidentes das Academias Jurídicas Brasileiras do qual passou a integrar a direção. E mais: em suas andanças pelo Ceará, Ericeira foi agraciado com o título de sócio correspondente da Academia Cearense de Direito.

TRIVIAL VARIADO

No Maranhão também é grande a preocupação com as sucessivas altas da moeda americana, o que deve levar empresários a reduzir negócios de importação e exportação.

Aliás, seja no planejamento da viagem para o Exterior, nos investimentos pessoais, na compra de produtos importados, o impacto na alta do dólar de 8,02% na cotação neste mês já começa a preocupar. E muito!

Em tempo: a valorização do dólar tem impacto direto na importação de insumos utilizados pela indústria brasileira. Com isso, pode haver correção de preços de roupas, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Mais preocupação: adquirir dólar ou euro para gastar durante uma viagem também fica bem mais caro. Nesses casos, vale a cotação turismo, sempre mais alta do que a comercial.
Ainda: quem usa o cartão de crédito no Exterior tem de esperar até o fechamento da fatura para saber qual cotação realmente irá pagar. Quando a trajetória é de alta, cresce o risco de a conta ficar (bem) mais cara.

Advogados com livre trânsito no TSE acreditam que a decisão sobre o registro da candidatura de Lula não passa da primeira semana de setembro. A campanha de rádio e TV começa no dia 31 de agosto, mas há preocupação em garantir um processo sem atropelos.

Superou todas as expectativas o Almoço Árabe do Rio Poty Hotel, ontem. Casa lotada. Entre muitos, toda a Confraria de José Walter Maciel, Dona Luzia Medeiros, Anderson Bentes de Souza, Pedro Leonel Pinto de Carvalho, entre outros.

Quem está circulando em Nova York é o nutrólogo Danilo Everton, que foi em busca de novos conhecimentos em sua área. E como ninguém é de ferro, aproveita para conferir as modas e os musicais da Broadway.

De volta à Ilha, após fazer um check-up no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, Donizetti e Moacir Machado chegaram encantados com o tratamento recebido e com os resultados dos exames.

A lista de candidatos do Partido da Mulher Brasileira à Câmara dos Deputados tem 60 por cento de homens. Criado em setembro de 2015, chegou a contar com 20 deputados federais. Debandaram nos últimos meses. Hoje, o PMB ficou sem representação na Câmara.

A partir do dia 31 deste mês, serão 140 inserções de 30 segundos de mini-propagandas por dia nos intervalos comerciais de TV e rádio.

DE RELANCE

Crise de reputação
Afundado em uma crise de reputação, o Facebook teve uma ideia brilhante: criar um algoritmo para avaliar a confiabilidade. Dos outros. Concebida a partir de uma ideia libertária, a rede social que já foi a mais popular do mundo vem enfrentando sucessivos bombardeios, depois que a ideia de organizar uma festa planetária sem porteiro e segurança começou a naufragar. No ano passado, a turma de Mark Zuckerberg admitiu que
abrigava 200 milhões de perfis falsos.

Crise de reputação 2
Tem mais: vieram as acusações de interferência russa na eleição americana, as facilidades para recrutar terroristas, os grupos racistas. O sonho de uma plataforma sem intermediários onde o mundo se unisse e, de mãos dadas, cantasse “Imagine” - em inglês, sempre em inglês - foi para o beleléu. Pena. Algumas tentativas vêm sendo feitas. Movimentos esparsos de fechamento de páginas e pregações com discursos carregados de promessa de um novo mundo.

Crise de reputação 3
Sempre achei estranha essa história de “eu sou apenas um grande duto e não tenho responsabilidade sobre o que passa por mim”. O duto entrou pelo cano. Escrevo tudo isso para reclamar, mesmo sabendo que dificilmente serei ouvido. Se o Face adotou no seu novo algoritmo os mesmos critérios que usa para si, minha confiabilidade despencou. Tomara. O contrário me preocuparia. Além disso, tenho convicção de que os nerds californianos não podem, legalmente, me julgar sem a minha autorização.

Mundo exponencial
A parceria entre a escola e a família é uma das marcas da Escola Crescimento, que realizará, na próxima terça-feira mais uma formação com pais de alunos. Com o tema “A educação para um mundo exponencial”, o especialista em Gestão Escolar, professor José Motta Filho, falará sobre a revolução tecnológica e as novas formas de se comunicar e de se relacionar entre os seres humanos.

Fogueira das vaidades
“Eu fiz e farei novamente, caso eleito.”; “Eu tenho a resposta.”; “Eu vou resolver.”; “Eu sou a solução.” Ou seja, “Eu sou o cara!” Inegável, nos debates dos candidatos à Presidência da República, o conhecimento da língua portuguesa, especificamente quanto à 1ª pessoa do singular.

Voto em trânsito
Terminou ontem o prazo para os que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no período das eleições deste ano pedir a autorização à Justiça Eleitoral para votar em outras cidades. A solicitação teria validade tanto para o primeiro quanto para o segundo turno. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, quem vacilou não mais poderá votar em trânsito nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. Eleitores maranhenses que não fizeram o pedido devem ficar atentos: além de não poderem comparecer à seção para votar em trânsito,
deverão justificar a ausência.

Futuro sombrio
Uma das perguntas que os candidatos deverão responder é se aumentarão o endividamento ou farão cortes no supérfluo, evitando desperdícios. As respostas poderão ajudar os eleitores na decisão do voto. Alguns acharão que é preciso fazer mais empréstimos. Outros dirão o contrário, lembrando que os 4 trilhões e 300 bilhões da dívida
pública já são suficientes. A gigantesca dívida não será paga pela atual, mas pelas futuras gerações. Merecerão carregar o ônus?

Voz da experiência
Do alto de sua experiência política, o ex-deputado César Bandeira comentava ontem numa roda de amigos: mais alguns dias e começarão os desentendimentos nas coordenações de campanhas. É o costume. Nessas ocasiões, os líderes experientes repetem: escada se lava de cima para baixo.
Se isso não ocorre, desanda tudo.

Para escrever na pedra:
“Só os espíritos medíocres condenam geralmente tudo aquilo que não está ao seu alcance.” De François de la Rochefoucauld

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.