Sétima Arte

Ingmar Bergman na telona

Mostra de cinema promovida pelo Sesc em homenagem ao cineasta sueco começa hoje e prossegue até sábado no Cine Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Mostra celebra a obra de Ingmar Bergman
Mostra celebra a obra de Ingmar Bergman

SÃO LUÍS - Dono de diálogos densos, câmeras que revelam rostos, em especial o das mulheres, e de um estilo inconfundível influenciado pela dramaturgia, o cineasta sueco Ingmar Bergman completou 100 anos de seu nascimento em 2018. Para celebrar a data, o Sesc apresentará, de hoje (7) a sábado, a mostra de cinema “O Lobo à Espreita”. As sessões, em horários variados, são gratuitas e ocorrerão no Cine Praia Grande (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho).

Produções como “O Sétimo Selo”, “Morangos Silvestres”, “Face a Face”, “Vergonha” e “Persona” fazem parte da filmografia de Bergman e serão exibidos durante a mostra. A homenagem destaca um ícone não só da Sétima Arte, mas também da cultura mundial do século XX.
A abertura da mostra será com o filme “O Sétimo Selo” que será exibido às 18h30. Escrito e dirigido por

Ingmar Bergman, o premiado filme narra a história do cavaleiro (Max Von Sydow) que retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Após a exibição, haverá debate com o historiador Davi Coelho que tem pesquisas na área do cinema brasileiro e já atuou como produtor, debatedor e mediador de diversas mostras. Além disso, foi professor de Linguagem Cinematográfica em 2015 e 2016 pela Lume Filmes e é autor da exposição “Cinema em Cartoon”, montada em 2017.

"Morangos Silvestres" será exibido na mostra

Na quarta-feira, às 16h, será exibido “Morangos Silvestres”, seguido de “Persona” e “A Hora do Lobo”. Este último fala sobre um pintor e sua esposa que vão morar em uma ilha afastada de tudo. No local, conhecem um misterioso grupo de pessoas que passam a trazer angústias ainda maiores à vida deles, que já estavam atormentados por conflitos psicológicos. Durante a hora do lobo, entre a meia-noite e a aurora, ele conta para sua esposa suas memórias mais dolorosas, e começa a questionar a própria lucidez.

Os filmes “Vergonha” e “Face Face” estarão em cartaz quinta-feira, 9. Em “Vergonha”, o cineasta aborda a guerra civil na região báltica, quando um casal de violinistas que se diz apolítico vive isolado e sustentam-se com o cultivo e a venda de produtos da terra. Essa vida alienada acaba quando um grupo de soldados invade a comunidade que responde criando um movimento de guerrilha. A partir desse momento, eles não poderão ficar mais alheios a tudo que acontece, e terão que lidar com as misérias, a destruição e os horrores da guerra. Na ocasião, haverá debate com o professor de cinema Sérgio Brandão, que assina curtas-metragens no Rio de Janeiro.

“Sonata de Outono”, “Fanny e Alexander” e “Na Presença de Um Palhaço” dão continuidade à programação sexta-feira (10). Este último, realizado para a TV em 1997, aborda a história do ilusionista Carl Arkeblon, um homem mentalmente desequilibrado que está internado em um hospital psiquiátrico e, após conhecer Oswald, decide produzir um filme com som. Os dois empenham-se no projeto e levam o filme para um circuito itinerante no país, até chegarem à terra natal de Carl, causando um confronto com seu passado. No último dia da mostra, 11, haverá reapresentações. l

Saiba Mais

Ingmar Bergman

Com cerca de 60 filmes assinados, incluindo muitos que se tornam clássicos do gênero psicológico, a filmografia de Ingmar Bergman destaca seu estilo e sua coerência temática. Em sua uma carreira de seis décadas, o sueco marcou a história do cinema e influenciou gerações de cineastas. Ernst Ingmar Bergman nasceu em 14 de julho de 1918 e morreu em 30 de julho de 2007. Alguns dos temas centrais das suas obras estão centrados no estudo psicológico dos personagens e das famílias disfuncionais, assim como na angústia causada pela ausência de um Deus.

Programação

Hoje

18h30 –“O Sétimo Selo” (1956) – 96min / Classificação: 16 anos

Amanhã

16h – “Morangos Silvestres” (1957) – 93min / Classificação: 16 anos

18h – “Persona” (1966) – 81min / Classificação: 16 anos

20h – “A hora do lobo” (1968) – 89min / Classificação: 18 anos

Quinta-feira

16h – “Vergonha” (1968) – 103min / Classificação: 16 anos

18h – “Face a Face” (1976) – 114min / Classificação: 16 anos

Sexta-feira

16h – “Sonata de Outono” (1978) – 93min / Classificação: 16 anos

18h – “Fanny e Alexander” (1982) – 96min / Classificação: 16 anos

20h – “Na presença de um palhaço” (1997) – 118min / Classificação: 16 anos

Sábado

16h – “Face a Face” (1976) – 114min / Classificação: 16 anos

18h – “Morangos Silvestres” (1957) – 93min / Classificação: 16 anos

20h –“O Sétimo Selo” (1956) – 96min / Classificação: 16 anos

Serviço

O quê

Mostra de cinema “O Lobo à Espreita”

Quando

De hoje a sábado

Onde

Cine Praia Grande

Sessões gratuitas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.