Fim das férias

Volta às aulas e trânsito lento: ações devem garantir fluidez

Escolas voltam às atividades nesta semana; agentes de trânsito intensificaram ações

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Avenidas devem ficar mais movimentadas com a volta  às aulas
Avenidas devem ficar mais movimentadas com a volta às aulas (trânsito)

A volta às aulas em São Luís representa congestionamentos nas principais avenidas da cidade, o que requer maior atenção de motoristas, pais e condutores de transportes escolares. Faixas de pedestres apagadas localizadas próximo a escolas oferecem risco a estudantes. A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) deve intensificar ações educativas e corretivas.

Agosto representa a volta às aulas para muitas escolas, faculdades e universidades da capital. Como consequência, congestionamentos e lentidão no trânsito tornam-se frequentes, principalmente em trechos situados próximo a instituições de ensino. O período do dia é outro agravante: entre as 7h e 8h, fim da manhã e início da noite, considerados horários de pico, o trânsito também costuma ser lento.

A fim de garantir a fluidez em ruas e avenidas, a SMTT intensificará ações em pontos e horários estratégicos. Em nota, o órgão esclareceu que não haverá operação específica, mas fará o reforço habitual do número de agentes, próprio desse período. A secretaria ressaltou ainda que alguns pontos como cruzamentos com grande fluxo e vias próximas a escolas e faculdades, merecem mais atenção.

Sinalização
Em alguns trechos da cidade, a condição da sinalização horizontal e vertical gera conturbações no trânsito. Em avenidas como a Daniel de La Touche e a Jerónimo de Albuquerque e ruas localizadas próximo a escolas, como a rua Gabriela Mistral – Colégio Militar – e São João Rio Grande – Centro de Ensino Pio XII –, ambas no bairro Vila Palmeira, faixas estão completamente apagadas, oferecendo sério risco aos estudantes.

Por meio de nota, a SMTT comunicou que os locais citados na reportagem já foram monitorados e já constam no cronograma para a revitalização da sinalização, que já está sendo executada.

SAIBA MAIS

Programe-se para sair de casa mais cedo
Quanto mais próximo do horário de entrada e saída das escolas, maior o fluxo de veículos nas proximidades. Esteja pronto para partir mais cedo. Muitos pais têm que levar os filhos para a escola antes de seguir em frente para o trabalho e esquecem de ajustar novamente esse tempo a mais no trajeto.
Para quem não tem filhos, é indicado evitar as áreas próximas às escolas. Principalmente na época de volta às aulas, os agentes de trânsito aumentam a fiscalização e podem inclusive bloquear vias para tentar organizar o fluxo. O motorista desavisado pode acabar em uma fila indesejada.

Segurança em primeiro lugar
A pressa não é motivo para se esquecer da segurança. Antes de sair de casa, verifique se todos os passageiros do carro estão com cinto de segurança e se as crianças estão nos assentos adequados para o veículo particular.
- Crianças de até um ano devem ser transportadas no
bebê-conforto, com o assento voltado para o vidro traseiro;
- De um a quatro anos devem fazer as viagens na cadeirinha;
- Entre quatro e sete anos e meio, devem ser transportadas
no assento de elevação;
- Entre sete anos e meio e 10 anos de idade, devem ficar no banco de trás com o cinto de segurança.
O descumprimento das regras de transporte de crianças, que está descrito no Código de Trânsito Brasileiro, pode resultar em penalidades e multas.

Atenção redobrada com os pedestres na volta às aulas
Não transite em alta velocidade próximo às áreas escolares. Nesses locais, o grande fluxo de pessoas exige maior atenção do motorista. Respeite as faixas de pedestres não parando sobre elas. Também fique atento aos sinais luminosos que auxiliam a travessia nas ruas.
Se você estacionou o carro e vai à porta da escola caminhando, lembre-se de andar com as crianças na parte interna da calçada. Se possível, sempre de mãos dadas, principalmente na hora de atravessar. A pressa também é inimiga do pedestre. Portanto, evite atravessar a rua correndo.

Marque um ponto de encontro
Se possível, arranje um ponto de encontro que seja mais afastado da porta das escolas, onde você possa aguardar seus filhos com o carro parado. Isso ajuda a desafogar os locais onde há maior quantidade de carros. Além disso, permite que as crianças entrem sem pressa e com maior segurança no veículo.
Evite parar no trânsito ou tentar andar em fila dupla nas ruas. O indicado é manter-se sempre em fila indiana. Outra saída ruim que as pessoas encontram quando não há vagas é parar sobre as calçadas, o que restringe o fluxo de pedestres e pode gerar penalidades se o condutor for pego.
Seja gentil com outros condutores e respeite as leis de trânsito. Em um ambiente que todos estão apressados com a volta às aulas, manter a calma é o melhor para não ter estresse e evitar acidentes.
Por fim, a área escolar é geralmente bem sinalizada, com placas, faixas e, às vezes, até os fiscais de trânsito. Por isso, fique sempre atento com as placas e sinalizações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.