Cidades | Resgate histórico

Abrigo dois da João Lisboa: ápice e declínio de 66 anos de história

Estrutura, atualmente em contínuo ostracismo, está incluída em um projeto de revitalização do Iphan; por lá, passaram nomes conhecidos do cenário urbano da cidade; inauguração de um abrigo público teria dado feição mais moderna à praça
Thiago Bastos / O Estado 28/07/2018

Construído a partir do ano de 1951 e inaugurado no ano seguinte, durante as gestões de Eugênio Barros (governador do Maranhão) e Alexandre Costa (prefeito de São Luís), o chamado “abrigo novo”, abrigo dois ou popularmente conhecido como abrigo da João Lisboa (em referência à praça de mesmo nome, situada a poucos metros), é berço de causos e, ao mesmo tempo, um cenário atual de decadência que não faz referência aos seus 66 anos de história. Entregue no dia 30 de julho de 1952 com 10 boxes (mantidos ativos até hoje) como uma opção para aquisição de lanches e posto de carros na região, o abrigo da João Lisboa está incluído em um projeto de revitalização da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte