Voltando no tempo

Timon recebe o nostálgico e moderno projeto Cine Autorama

Com um pé fincado na nostalgia, o Cine Autorama tem o outro pé na modernidade; equipe percorre o Brasil em van, equipada com projetor de alta luminosidade, e na exibição dos filmes áudio é transmitido através de uma estação de rádio FM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
A nostalgia de assistir filmes dentro do carro
A nostalgia de assistir filmes dentro do carro (autorama)

Timon - O Cine Autorama, projeto de cinema ao ar livre que retoma o modelo do charmoso drive-in, onde as pessoas assistem aos filmes no conforto dos próprios carros, chega pela primeira vez ao Maranhão. Está em Timon desde ontem, com sua programação que procura mesclar filmes nacionais e estrangeiros, retrô e atuais. Hoje será realizada a última sessão, no Estacionamento do Cocais Shopping (à Avenida Piauí, 700, no Centro). Na programação, além de curtas-metragens, serão exibidos os filmes “Mulher Maravilha” e “Tudo o que Aprendemos Juntos”.

A entrada é sempre franca e as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). Um dos grandes diferenciais do projeto é a transmissão do som do filme feita pelo rádio FM. As pessoas podem sintonizá-lo pelo rádio do carro ou pelo celular. Além disso, a exibição acontece mesmo com frio e chuva, já que os espectadores estão dentro dos seus veículos.

De maio a agosto acontecem 20 eventos do Cine Autorama em oito cidades de seis estados brasileiros, sempre começando com uma mostra de curtas de até 30 minutos e, logo na sequência, o longa-metragem. Na maioria das cidades, no primeiro dia, o longa é internacional e no segundo dia é exibido um filme brasileiro. Este ano, o Cine Autorama visitou Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. Após Timon, visitará ainda Teresina, no Piauí; Barcarena, no Pará; Sinop e Sorriso, em Mato Grosso; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

A Temporada 2018 do Cine Autorama foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Em Timon, tem o patrocínio da Águas de Timon e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil, Cocais Shopping e Fundação Municipal Cultural de Timon. É uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e Ministério da Cultura

Nostalgia
Nos tempos em que filmes podem ser assistidos em casa em televisores de alta definição ou nos mais diversos lugares através de tablets e celulares, o encanto do cinema drive-in está de volta. Pelo quarto ano seguido, a Brazucah Produções apresenta o Cine Autorama, projeto de cinema itinerante com exibições de filmes ao ar livre para serem assistidos pelas pessoas dentro dos seus próprios automóveis. Na Temporada 2018, de maio a agosto o projeto faz 20 sessões em oito cidades de seis estados do País. Antes de Timon, o Cine Autorama visitou Cabo Frio, São Pedro da Aldeia. Depois vai para Teresina, no Piauí; Barcarena, no Pará; Sinop e Sorriso, em Mato Grosso; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Na maioria das localidades, a programação é de dois dias, com exceção de Teresina e Campo Grande, cada uma com quatro dias de sessões.

Em cada dia, acontece a exibição por 30 minutos de curtas-metragens e, na sequência, de um longa-metragem. A entrada é sempre franca, mas as pessoas devem reservar seus lugares nas sessões através do site do projeto (www.cineautorama.com.br). Quem não conseguir reservar vagas pelo site ou mesmo decidir de última hora ir assistir à sessão, pode ir até o local e aguardar na fila de espera. Também há 40 vagas por dia para pedestres.

A Temporada Cine Autorama 2018 procura mesclar filmes nacionais e estrangeiros, retrô e atuais. Na maioria das cidades, no primeiro dia é exibido um filme estrangeiro e no segundo um filme nacional. Foi viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Tem em Timon o patrocínio da Águas de Timon, empresa responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto na cidade, e o apoio da Aegea Saneamento, Sices Brasil, Cocais Shopping e da Fundação Municipal Cultural de Timon. É uma realização da Brazucah Produções, Secretaria do Audiovisual e do Ministério da Cultura.

Em Timon, a programação no primeiro dia, 21 sábado, exibiu curtas e o filme “Mulher Maravilha’, dirigido pela diretora Patty Jenkins, com elenco formado por nomes como Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e Danny Huston.

Hoje, 22, último dia do Cine Autorama em Timon, tem a exibição de curtas às 19h30 e, às 20h, do longa “Tudo que Aprendemos Juntos”, dirigido por Sérgio Machado, com elenco formado por atores como Lázaro Ramos, Fernanda de Freitas e Sandra Corveloni. Nos dois dias as sessões acontecem no Estacionamento do Cocais Shopping (à av. Piauí, 700, no Centro).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.