COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Kalil e seus pais Jamil Gedeon Neto e Milina, Heron Simões e Mariane, Marcelo Buhatem e Fernanda, Teresa e Francisco Rocha, Jacira e Joaquim Haickel, Jânia e Jorge Rachid Maluf, Elie Hachem e Jânia e Miguel Duailibe Neto
Kalil e seus pais Jamil Gedeon Neto e Milina, Heron Simões e Mariane, Marcelo Buhatem e Fernanda, Teresa e Francisco Rocha, Jacira e Joaquim Haickel, Jânia e Jorge Rachid Maluf, Elie Hachem e Jânia e Miguel Duailibe Neto
Francisco Rocha e Miguel Duailibe no Chez Pepe,
Francisco Rocha e Miguel Duailibe no Chez Pepe,

Maranhenses visitam o Líbano
UM GRUPO de maranhenses está circulando pelo Líbano, em viagem de férias e de reencontro com suas raízes familiares. Quase todos são descendentes de libaneses. Em frente a uma edificação milenar posaram para a posteridade: Kalil e seus pais Jamil Gedeon Neto e Milina, Heron Simões e Mariane, Marcelo Buhatem e Fernanda, Teresa e Francisco Rocha, Jacira e Joaquim Haickel, Jânia e Jorge Rachid Maluf, Elie Hachem e Jânia e Miguel Duailibe Neto; à esquerda, Francisco Rocha e Miguel Duailibe no Chez Pepe, restaurante que exibe na parede uma foto do presidente José Sarney quando
esteve naquele local

Mediação
A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, conclui, hoje, a parte teórica do primeiro Curso de Formação de Instrutores em Mediação Judicial e Conciliação promovido no país de acordo com o novo regulamento estabelecidos pelo CNJ.
A turma é formada por 21 alunos, selecionados pela escola judicial de acordo com os requisitos do Conselho.
Nas 40 horas iniciais do programa de formação, são abordados temas como a teoria da comunicação
e do conflito, fundamentos de negociação, resolução de questões, entre outros conteúdos relativos ao ensino e aprendizagem das técnicas.

Esportes radicais
A TVN leva até seus usuários uma atração e tanta para quem curte esportes, no ar até esse domingo, dia 22.
Está rolando nos Estados Unidos o X Games Minneapolis 2018, a maior competição de esportes radicais, que conta com cobertura completa pela ESPN/TVN.
Entre os destaques dessa programação, hoje tem competições de motociclismo; no sábado, além das finais de motociclismo, vão rolar também as provas de skateboard.
E no domingo será transmitida a corrida Harley-Davidson Flat Track e a Harley Hooligan Final.

Queermuseu no Rio
Exposição mais polêmica dos últimos tempos, Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira será reaberta no Rio de Janeiro, quase um ano após o seu fechamento prematuro, pelo Santander Cultural, em Porto Alegre.
A data de inauguração foi confirmada para 18 de agosto, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
A nova edição da mostra, que alguns apontam como uma grande celebração, terá 223 obras, número inferior ao da montagem gaúcha, com 263 trabalhos, porém quase todos os artistas estarão representados, incluindo aqueles que foram especialmente atacados nas redes sociais.
Está sendo montado um programa de 11 dias de fórum de debates, para abrir o diálogo e trazer rabino, padre, advogados, representantes de movimentos afrodescentes para levarem a discussão para além do campo da arte.

Fórum Creas
São Luís sedia hoje a 3ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste.
O encontro acontecerá durante todo o dia, no Hotel Brisamar, e vai reunir os gestores dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia dos nove estados nordestinos.
A apresentação da nova versão do aplicativo do Crea-MA é um dos destaques da reunião.

Projeto Pátio Norte
Começou, na tarde de ontem, o Projeto Pátio Norte Shopping, uma parceria entre o Senac e o mall, que oferecerá, gratuitamente, oficinas, workshops, demonstrações e aulas-shows nas áreas de gastronomia, beleza e informática. O evento, que acontece de 19 a 21 e de 26 a 28 de julho, estabelece um diálogo com a comunidade por meio do compartilhamento de conhecimento apresentando as tendências do mercado e proporcionando a expansão de possibilidades de atuação aos participantes.

TRIVIAL VARIADO
Quem está mudando de idade hoje é um dos nomes mais expressivos do rádio maranhense: o jornalista, radialista e administrador de empresas Geraldo Castro, do Grupo Mirante. Ele completa 65 anos de idade
e 45 de rádio.

Um dado importante nas pesquisas: a mais recente pesquisa Ibope mostrou que a “taxa de alienação”, que considera a soma de abstenções com votos em branco e nulos, alcançou 41%. Esses números de indefinição são inéditos, a cem dias das eleições, desde a redemocratização.

O empresário José Walter Maciel foi visto ontem no aeroporto do Tirical embarcando sua amada Helena Albuquerque, que foi realizar nos cursos na área de odontologia em São Paulo.

Ciro Gomes assusta o empresariado ao dizer que “todas as entregas do petróleo depois da mudança da lei de partilha vão ser desfeitas. Os campos de petróleo comprados por multinacionais serão desapropriados, com a devida indenização.” Não vai parar aí.

Equipes de assessores de candidatos ao governo do Estado aceleram os planos, dando asas à imaginação. Quer dizer, entram no mundo dos sonhos.

Uma multidão de amigos de Ernane Sarney Costa lotou ontem a igreja O Bom Pastor, na Renascença, para assistir à missa de sétimo dia em memória de Shirley de Araújo Costa, falecida na semana passada.

Chega a ser uma pilhéria o processo de autorização no Senado para que prefeituras façam financiamentos no exterior. A aprovação é tão certa como o surgimento do sol ao amanhecer. Ainda mais em ano eleitoral.

Os candidatos à Presidência da República precisam responder logo: o déficit da Previdência Social, de 227 bilhões de reais, é administrável?

Criada em 2000 para tratar do interesse público na assistência suplementar, a Agência Nacional de Saúde desviou-se das finalidades. Deixou de defender os direitos dos consumidores contra as operadoras.

Os Estados Unidos, com território quase idêntico ao brasileiro, tem malha ferroviária 10 vezes maior. No valor do frete está uma das explicações para os preços baixos das mercadorias na Terra de Tio Sam.

Redundâncias: os que têm o hábito de raspar discursos eleitorais para conferir o que existe abaixo do verniz se decepcionam. Encontram mais verniz.

DE RELANCE

É lindo o amor!...
O prático Augusto Bottino encheu a cidade de out-doors para homenagear a sua amada Luisla, que está mudando de idade neste sábado. A comemoração será com o Luau Aloha, na cobertura do edifício Marcus Barbosa Intelligent Office, no Calhau. Embora o apelo da festa seja voltado para usos e costumes das ilhas dos mares do Sul, os anfitriões vão brindar os convidados com algumas atrações especiais como o Boizinho Barrica e o Bicho Terra. Tudo a partir das 17h30.

Casamento no Desterro
A secular igreja do Desterro, a única em estilo bizantino do Brasil, será palco, neste sábado, às 17h, do casamento da jornalista Marcela Simplício (filha de Francisco Soares de Araújo e Noelma Simplício de Araújo) com Gabriel (filho de Milton Gadelha e Mello Filho e Mônica Feliza Maria Arrais Morales. Os noivos receberão os cumprimentos com uma grande festa no Imperial Eventos, no Calhau.

A procura de um mágico
A executiva nacional do PTB anunciou que estará com Geraldo Alckmin. Em um documento, justifica: “Precisamos apoiar alguém que defenda menos impostos, menos gastos públicos, gestão eficiente, combata privilégios, respeite os municípios e, sobretudo, foque na geração de emprego e renda e melhore a qualidade da educação”. Os trabalhistas deixam a impressão de que procuram um mágico e não só um candidato.

Após 24 anos
A última vez em que o MDB concorreu à Presidência da República foi em 1994 com Orestes Quercia. Chegou em quarto lugar, obtendo 4,3 por cento dos votos. O terceiro foi Eneas Carneiro com 7,3 por cento. Agora, lançará Henrique Meirelles que conhece Economia e finanças como poucos. Contará ainda com certa imunidade da esquerda, por ter tido total confiança do governo Lula.

CASSI alerta sobre golpe
Pacientes de hospitais por todo o Brasil têm sido vítimas de um golpe recorrente: supostos profissionais de saúde solicitam, por telefone, que familiares de pacientes internados realizem depósitos bancários, alegando urgência na realização de procedimentos que o convênio não autorizou. Não acredite, informe-se na administração do hospital ou junto à CASSI.

CASSI alerta sobre golpe 2
A CASSI distribuiu nota informando que nenhum credenciado pode cobrar diretamente o beneficiário. O pagamento aos prestadores é feito exclusivamente pela Caixa de Assistência e o atendimento em procedimentos cobertos pelo plano em prestador credenciado não gera pagamento adicional.

Prêmios das loterias
Os prêmios das loterias serão reduzidos, para que aumentem os recursos para as áreas de Segurança Pública, Esporte e Cultura. Está praticamente acertada a edição na próxima semana, da Medida Provisória distribuindo os recursos das loterias federais e substituindo a MP 841 publicada há um mês e que reforçava o orçamento da Segurança Pública, remanejando recursos das áreas do Esporte e Cultura. O texto prevê que as loterias de prognósticos esportivos terão um aumento no percentual de reserva para pagamento dos prêmios, que passa de 37% para 55%.

Chances de Bolsonaro
Bolsonaro tem chances? Pergunta o leitor. Pode até ser. Ele surfa como vice-líder de todas as pesquisas até agora realizadas (e líder quando Lula sai de cena), por conta do descrédito dos políticos com a Lava Jato, mas o jogo para valer mesmo, a campanha, que tem importância grande, começa em agosto, com alguns fatores desfavoráveis a Bolsonaro. Ele era do PSC, um partido pequeno, com dez deputados, e mudou para o PSL, menor ainda, que em 2014 elegeu apenas um deputado e agora tem nove, já que o próprio Bolsonaro levou oito. Isso quer dizer pouquíssimo tempo de televisão.

Para escrever na pedra:
“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo”. De Epicuro de Samos, filósofo grego.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.