Passeio

Histórias e personagens em passeio cultural em São Luís

Programação do projeto “Conheça São Luís”, da Secretaria Municipal de Turismo, acontece hoje, às 16h, no Centro Histórico, com saída da Praça Benedito Leite

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Projeto traz referências a personagens históricos da cidade
Projeto traz referências a personagens históricos da cidade

SÃO LUÍS- O mês de julho está atraindo muita gente para o Centro Histórico, onde acontece o projeto “Conheça São Luís”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo. Hoje tem programação às 16h, com saída da Praça Benedito Leite. A iniciativa é uma forma diferente de turistas e moradores da capital perceberem a Cidade dos Azulejos, a partir de histórias contadas por personagens seculares como Daniel de La Touche, Ana Jansen, Benedito Leite e Gonçalves Dias.

A concentração para o passeio é na Praça Benedito Leite, de onde o público segue pela Praça Dom Pedro II, Igreja da Sé, Palácio de La Ravardière, Palácio dos Leões e sede da Capitania dos Portos. As ruas de Nazaré, da Estrela, Portugal, Beco Catarina Mina, da Alfândega e a Praça Nauro Machado, onde o cortejo é finalizado, também integram o roteiro. O passeio é orientado por guia que relata as histórias sobre os prédios históricos e monumentos visitados.

Conforme a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, a proposta é que o público tenha acesso à história de forma mais lúdica e interessante. “Com esse conjunto de iniciativas, divulgamos os potenciais de nossa cidade. É um programa diferenciado para quem quer conhecer o Centro Histórico e saber mais sobre São luís”.

Roteiro do Reggae será realizado na próxima semana
Roteiro do Reggae será realizado na próxima semana

Valorização
“Conheça São Luís” contempla passeios pelas ruas da Praia Grande, reforçando a política de valorização do potencial local, promovendo o turismo e favorecendo a geração de emprego e renda. “Essa ação também oportuniza a diversão e o entretenimento neste que é um mês de descanso para muitas pessoas, incluindo quem trabalha e estuda”, reforça Socorro Araújo, informando que a atividade terá uma terceira edição, na quinta-feira, dia 26.

Ontem (18), a programação destacou o “Passeio Serenata”. Ao som de música maranhense e interpretações teatrais, o público foi guiado pelas ruas do Centro Histórico. Os guias mostraram a turistas e ludovicenses a história da capital com incremento de manifestações da arte.

O programa conta ainda com atividades do “Roteiro Reggae” que acontecerá no dia 25, com início na Praça Benedito Leite, às 19h. As ruas, praças e estabelecimentos do Centro Histórico que fazem referência ao estilo musical são o palco da ação, na qual todos os convidados conhecem mais sobre a cultura do ritmo que deu para a cidade o título de Capital Brasileira do Reggae. Durante o passeio, grupos de dança acompanham os visitantes, dando um clima diferenciado ao evento cultural. Um guia especializado explica os principais pontos do bairro que remetem ao reggae, enquanto grupos de dança se apresentam e ensinam os visitantes a dançarem do jeito tradicional dos ludovicenses.

O público se concentra na Praça Benedito Leite e segue pela Rua da Palma, Beco da Pacotilha, Rua do Giz, Praça da Faustina, Rua Humberto de Campos, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, Beco Catarina Mina, Rua Portugal, passando pela Rua Trapiche e finalizando o trajeto na Praça dos Catraeiros.


Serviço

O quê

Projeto “Conheça São Luís”

Quando

Hoje, às 16h

Onde

Centro Histórico

Evento gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.