Maranhense brilha na Copa da Rússia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Acima, Bruna Gaglianone e Erick Swolkin na Praça Vermelha, em Moscou, durante ensaio fotográfico para o jornal de Minas Gerais “O Tempo”;
Acima, Bruna Gaglianone e Erick Swolkin na Praça Vermelha, em Moscou, durante ensaio fotográfico para o jornal de Minas Gerais “O Tempo”;

Enquanto Neymar e cia limitada deixaram a desejar em suas performances, uma brasileira se saiu vitoriosa na Copa da Rússia: a bailarina Bruna Gaglianone.
Estrela do corpo de balé do Teatro Bolshoi, radicada há sete anos em Moscou, a maranhense de 27 anos fez parte de uma série de espetáculos especiais por ocasião do mundial. Além disso, Bruna ganhou destaque na imprensa nacional como a embaixatriz informal do Brasil que fora alçada desde que se mudou para aquele país.
Algumas jornalistas, inclusive, se encantaram tanto com Gaglianone, a ponto da bailarina assumir o papel de cicerone de nomes como Renata Vasconcelos, Ana Paula Araújo e Sandra Annenberg. Esta última, responsável pela entrevista de ampla repercussão com a maranhense para o Jornal Hoje.
O trio de apresentadoras do jornalismo da TV Globo esteve na plateia da apresentação de Romeu e Julieta, um dos espetáculos encenados por Bruna no palco do Bolshoi. Sobre nossa ninfa, a propósito, Ana Paula Araújo declarou em rede social: "Linda, talentosa e queridíssima! Virei fã".
A experiência naquele verdadeiro templo da cultura clássica não se restringiu a um só programa. Bruna também acompanhou Sandra e Ana Paula por um tour pelas dependências do teatro, essa verdadeira joia arquitetônica moscovita que remonta à estética da Rússia Imperial. Em seguida, a maranhense as acompanhou na plateia de "Forgotten Land", espetáculo estrelado pelo brasileiro Erick Swolkin (namorado de Gaglianone).
Como parte da programação do encerramento da Copa, no sábado, Bruna se apresentou em um espetáculo no Boshoi fechado para convidados. Entre as autoridades na plateia, estava o presidente russo Vladmir Putin. A título de curiosidade: o balé está para a Rússia como o futebol para o Brasil.
Depois dessa temporada grandiosa durante a Copa, Bruna Gaglianone se prepara para tirar férias. Merecidas, diga-se! O destino? Brasil,
com parada em São Luís, claro. Ela estará entre nós no comecinho de agosto.
A boa filha à casa torna...

a maranhense entre as jornalistas Ana Paula Araújo e Sandra Annenberg
a maranhense entre as jornalistas Ana Paula Araújo e Sandra Annenberg
Durante visita às dependências do Teatro Bolshoi
Durante visita às dependências do Teatro Bolshoi

Turista aprova o nosso são joão
Nada menos que 96% dos turistas que estiveram em São Luís no último período junino qualificaram a estadia na capital maranhense como boa, muito boa ou excelente. É o que revela pesquisa do Observatório de Turismo do Maranhão, da UFMA.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 de junho e 1º de julho, junto ao público presente nos arraiais da Maria Aragão, Ipem, Nauro Machado e Ceprama. Foram avaliadas características como perfil, fluxo de público, gasto médio diário e percepção do turista quanto à infraestrutura e qualidade das manifestações culturais.

Quem veio para os festejos?
Ainda segundo a pesquisa, a região Sudeste do país foi a maior emissora de visitantes durante o período junino. Mais de 55% dos turistas pesquisados este ano eram procedentes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O que representa um aumento em torno de 18% em relação ao resultado da pesquisa do ano passado.
Do Nordeste foram 15,37%. Na sequência, Centro-oeste, com 5,93%; Norte com 3,31%; e Sul, com 3,24%.
Outro dado relevante: do total de visitantes, 79,52% estava participando da festividade pela primeira vez.

O poder da internet
Para o coordenador do Observatório do Turismo da UFMA, professor doutor Saulo Ribeiro dos Santos, a influência das postagens em redes sociais tem fomentado o destino de maneira crescente. As redes sociais divulgaram o São João de São Luís para pelo menos 12% do público que veio para participar dos festejos

São João da Ilha em números
A pesquisa aponta ainda que o maior número de turistas se deslocou para São Luís utilizando o avião como meio de transporte (77,09%). Destes, 66,31% tiveram o lazer como motivação da viagem, e 66,04% usaram hotéis, pousadas e albergues como meio de hospedagem.
Dos visitantes, 60,10% foram do gênero feminino e a maioria da faixa etária entre 46 e 60 anos (31,54%), e com ensino superior completo (57,68%). Com estadia média de cinco dias, o turista teve gasto médio de R$ 201,00, cifra muito superior ao registrado em outros períodos, que fica em torno de R$ 50,00.

Justiça conectada
O TJ-MA ganha hoje uma Sala de Mediação Digital, a ser instalada na sede do Judiciário.
Na ocasião, será lançado o aplicativo para dispositivos móveis ATTENDE, com função de efetuar agendamento de mediações no Poder Judiciário em celulares e tablets.

CANAPÉS
Luisla Bottino celebra seu aniversário neste sábado com luau em um rooftop no Calhau. A festa pede traje de festa na praia.
Cesar Boaes está em giro por São Paulo, se atualizando da agenda teatral da Paulicéia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.