Infestação

Aranhas continuam a se proliferar na área da Lagoa da Jansen

Plantas estão sufocadas pelas teias, que também afetam alguns edifícios; desequilíbrio ecológico, agravado por obras, contribui, segundo biólogos

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Teias de aranha cobrem planta às margens da Lagoa da Jansen
Teias de aranha cobrem planta às margens da Lagoa da Jansen (aranha Lagoa da jansen)

SÃO LUÍS - Quem passa nas proximidades da Lagoa da Jansen, em São Luís, se depara com a grande quantidade de teias de aranha que estão sufocando a vegetação presente na região, além de afetar algumas fachadas de edifícios, barracas e monumentos na área. De acordo com especialistas, o fenômeno se deve ao aparecimento de aranhas em grande quantidade nesta época do ano.

Conforme biólogos, o desequilíbrio ecológico da região, agravado por obras na comporta da Lagoa, contribui para a infestação.

“Trabalho aqui como pescador há muitos anos. Desde menino. Mas nunca vi isso. Ninguém sabe explicar ao certo. Acredito que seja por causa da grande quantidade de insetos que as aranhas se alimentam. E também, depois das obras na comporta da Lagoa, muita coisa mudou. Estamos prejudicados”, explicou José Coimbra.

Edifícios situados no entorno da Lagoa da Jansen também estão sendo atingidos pelas teias de aranha, como relatou o vigilante Antônio Joaquim dos Santos Lima. “Trabalho aqui perto e vi que três prédios do lado da Lagoa estava cheios de teias de aranha. Essa situação incomoda muito, mas é algo da natureza”, ressaltou.

O pescador Edson Gaspar reclamou da falta de limpeza na área da Lagoa da Jansen e da água represada por muito tempo na comporta. “Demoram muito para abrir a comporta e a água fica presa. Com isso, diminui a quantidade de peixes que viria com a água do mar. As obras na comporta não adiantaram de nada. Dependo da pesca para sobreviver. Além disso, não tem limpeza na Lagoa. As margens estão sempre sujas”, disse a O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.