Geral | Festejo

Fiéis participam de festejo em homenagem à Santa Paulina

Programação dos festejos acontece desde sábado, na Paróquia Santa Paulina, no bairro Residencial Pinheiros, onde se vem trabalhando a igreja indo nas comunidades, principalmente com realização das Santas Missas
02/07/2018

“Agir, Testemunhar e Animar: Cristãos Leigos numa Igreja em Saída” é o tema do Festejo de Santa Paulina deste ano, comemorado em todo o Brasil. Em São luís, os fiéis participam de vasta programação, que se estenderá até o dia 9 deste mês, na Paróquia Santa Paulina, no Residencial Pinheiros. As atividades foram iniciadas no sábado, 30, com um momento devocional e bênçãos a idosos e enfermos.
“Nós buscamos nos espelhar no exemplo de vida de Santa Paulina. Nós trabalharemos vários subtemas e no dia 8, teremos uma procissão, que percorrerá as ruas do bairro, e ainda uma grande celebração eucarística e atrações culturais”, destacou o padre Valdemir Tadeu da Cunha, pároco da igreja.
O tema trabalhado este ano retrata o ano do laicato, tema celebrado pela igreja católica do Brasil em 2018, cujo lema é “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13.14). Seguindo esta linha, o cristão leigo é convidado a ser missionário na família, no trabalho e onde quer que esteja. Segundo o padre, a paróquia vem trabalhando a igreja em saída nas comunidades, principalmente com a realização das Santas Missões Populares. “Entendemos que o leigo deve assumir o protagonismo na igreja. E nós, enquanto religiosos, devemos estimular a participação e presença efetiva deles enquanto missionários de cristo”, complementou.
Para o engenheiro Marcos Vinícius Costa Nunes, presidente da Associação de Moradores do Residencial Pinheiros, a igreja é a primeira dedicada à santa no Maranhão e existe há seis anos. “Desde que passei a participar das atividades da igreja, vejo que o número de fies tem aumentado bastante, bem como o nosso trabalho junto á comunidade. Hoje, a igreja faz com que os leigos estejam mais presentes e todos aqueles que são batizados deveriam ter uma participação no processo de evangelização”, disse.
Comunidades
A Paróquia Santa Paulina é formada por cinco comunidades: Santa Paulina (Matriz - Residencial Pinheiros), Nossa Senhora da Misericórdia (Residencial Primavera), Nossa Senhora da Conceição (Ipem-Angelim), Nossa Senhora das Graças (Cantinho do Céu) e São Marcos (Farol de São Marcos – Turu).
Uma das particularidades do festejo são as bênçãos a cada dia do festejo. Serão realizadas também as bênçãos dos leigos, dos profissionais e empreendedores, das imagens e do terço, da água, do pão, dos catequistas e catequisandos, dos jovens e estudantes, das famílias e das chaves e documentos.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte