Católicos

Festejo de Santa Paulina começa neste sábado (30)

O tema será “Agir, Testemunhar e Animar: Cristãos Leigos numa Igreja em Saída”, programação no largo prossegue até o dia 9 de julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Deste sábado (30) ao dia 9 de julho será realizado em São Luís o Festejo de Santa Paulina, na Paróquia Santa Paulina, (Residencial Pinheiros). Este ano, o tema será “Agir, Testemunhar e Animar: Cristãos Leigos numa Igreja em Saída”. A novena será iniciada neste sábado, às 17h, seguida de Missa.

O tema trabalhado este ano no Festejo de Santa Paulina retrata o ano do laicato, tema celebrado pela igreja católica do Brasil em 2018, cujo lema é “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13.14). Seguindo esta linha, o cristão leigo é convidado a ser missionário na família, no trabalho e onde quer que esteja. Segundo o padre e pároco Valdenir Tadeu da Cunha, a Paróquia Santa Paulina vem trabalhando a igreja em saída nas comunidades, principalmente com a realização das Santas Missões Populares, no mês de fevereiro.

“Entendemos que o leigo deve assumir o protagonismo na igreja. E nós, enquanto religiosos, devemos estimular a participação e presença efetiva deles enquanto missionários de cristo”, destacou.

A Paróquia Santa Paulina é formada por cinco comunidades: Santa Paulina (Matriz - Residencial Pinheiros), Nossa Senhora da Misericórdia (Residencial Primavera), Nossa Senhora da Conceição (Ipem-Angelim), Nossa Senhora das Graças (Cantinho do Céu) e São Marcos (Farol de São Marcos – Turu).

Uma das particularidades durante o Festejo de Santa Paulina são as bênçãos a cada dia do festejo. Serão realizadas as bênçãos dos idosos, dos leigos, dos profissionais e empreendedores, das imagens e do terço, da água, do pão, dos catequistas e catequisandos, dos jovens e estudantes, das famílias e das chaves e documentos.

Santa Paulina

Nascida no dia 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trentino Alto Ádige, norte da Itália recebeu o nome de Amábile Lúcia Visintainer. Madre Paulina era a segunda filha de Antônio Napoleone Visintainer e Anna Pianezzer. Imigrante italiana radicada no Brasil desde os nove anos de idade, Santa Paulina adotou o Brasil como sua pátria e os brasileiros como irmãos.

Imigrou para o Brasil, juntamente com seus pais, seus irmãos e outras famílias da região Trentina, no ano de 1875, estabelecendo-se na localidade de Vígolo – Nova Trento – Santa Catarina – Brasil. Em 1887 faleceu sua mãe e Amábile cuidou da família até o pai contrair novo casamento. Desde pequena ajudava na Paróquia de Nova Trento, especificamente na Capela de Vígolo, como paroquiana engajada na vida pastoral e social.

Programação

Dia 30 (sábado)

Momento devocional: 17h

Missa: 17h30

Bênção dos idosos e enfermos

DIA 1º (domingo)

Momento devocional: 18h30

Missa: 19h

Bênção dos leigos e leigas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.