No Res. Pinheiros

Começará hoje o Festejo de Santa Paulina, na capital

Programação de abertura contará com a presença do arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, que celebrará a missa de abertura às 19h30

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Santa Paulina terá festejo de hoje ao dia 9 de julho
Santa Paulina terá festejo de hoje ao dia 9 de julho (SANTA PAULINA)

SÃO LUÍS - Com o tema “Santa Paulina, mediadora dos enfermos e da fraternidade social”, o Festejo de Santa Paulina 2019 acontece desta sexta-feira (28) ao dia 9 de julho, na Paróquia Santa Paulina (Av.2, Residencial Pinheiros). A programação de abertura contará com a presença do arcebispo de São Luís, dom José Belisário, que celebrará a missa de abertura às 19h30. O início do festejo acontece também no dia da Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Ao lado da igreja, está montado um largo que funcionará todas as noites do festejo e onde se apresentarão atrações culturais. Barracas vão disponibilizar comidas típicas.

No sábado (29), às 17h30, será realizada a Missa dos Idosos e Enfermos. No dia 7 de julho, a partir das 17h acontece a procissão, seguida de missa e largo. O restante da programação durante todo festejo tem início às 19h30, com início da novena no dia 1º de julho. A Paróquia Santa Paulina, além da matriz no Residencial Pinheiros, englobas as comunidades de Nos­sa Senhora da Misericórdia (Residencial Primavera), Nossa Senho­ra das Graças (Cantinho do Céu), Nossa Senhora da Conceição (Ipem/Angelim), Nossa Senhora Aparecida (Vila 7 de setembro) e São Marcos (Farol de São Marcos, Turu).

De 1º a 9 de julho, serão realizadas bênçãos especiais durante as celebrações, incluindo a bênção dos Terços (dia 1º), das Alianças (dia 2), da Bíblia (dia 3), dos Pães (dia 4), das Famílias (dia 5), dos Estudantes (dia 6) e dos Filho (dia 8). No dia 9 de julho, dia de Santa Paulina, será a celebração solene em memória da santa padroeira, que foi a primeira santa do Brasil.

De acordo com o pároco, pa­dre Vadenir Tadeu da Cunha, Santa Paulina nos deu um exemplo através da sua missão de vida, servindo na obra do Senhor. Fundada em 28 de janeiro de 2012, a Paróquia Santa Paulina é abraçada pelos padres dehonianos da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. “Serão 13 dias de festejo, dentre os da novena, com as celebrações seguidas do largo e nos finais de semana atrações culturais”, destacou.

A santa
Nascida em 16 de dezembro de 1865, Santa Paulina tem origem do norte da Itália, em Vígolo Vattaro - Trentino Alto Ádige. Imigrante italiana radicada no Brasil, adotou nosso país como sua pátria e os brasileiros como irmãos. Fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, em Nova Trento – Santa Catarina. Foi canonizada em 2002 pelo papa João Paulo II e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.