São João

Um ritual para abençoar o Boi de Maracanã no São João 2018

Uma grande festa acontece neste sábado, às 19h, na sede do Boi de Maracanã, para marcar o tradicional batizado do grupo folclórico centenário e que também lançará o DVD “O Guriatã”, em homenagem ao cantador Humberto de Maracanã, falecido em 2015

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Humberto de Maracanã é tema de documentário
Humberto de Maracanã é tema de documentário (Humberto de Maracanã)

Uma multidão está sendo esperada na estância urbana de Maracanã, na noite deste sábado, às 19h, para a grande festa do ritual de batizado do Boi de Maracanã, um dos mais festejados grupos folclóricos do Maranhão. O evento será marcado também pela tradicional “Noite Cultural”, com a presença de vários grupos e pelo lançamento do DVD “O Guriatã”, em homenagem à obra do cantador Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã, falecido em janeiro de 2015.

A festança terá início com as apresentações de grupos folclóricos convidados, entre quadrilhas, bumba bois de orquestra, dança portuguesa e a Dança do Lelê de São Simão, que atendeu ao convite especial da produção da festa. Em seguida, haverá o lançamento do DVD “O Guriatã”, que será veiculado, em primeira mão, em um telão. O documentário tem 1 hora e 36 minutos e foi produzido em São Paulo e editado na França. A produtora responsável é a Maracá Produções (SP), de Renata Amaral, com a colaboração de integrantes do boi.

O DVD conta a história de Humberto de Maracanã e sua paixão pela manifestação folclórica centenária, com imagens de apresentações em arraiais e depoimentos de vários amigos e colaboradores do Boi de Maracanã. Depois da exibição do vídeo, terá início o ritual do batizado, às 23h30, comandado pelo padre Haroldo Passos. Os integrantes, cerca de 350, usarão as novas indumentárias.

“Nós estamos preparando uma grande festa popular para marcar o batizado do Boi de Maracanã e festejar mais um ano dessa manifestação no São João do Maranhão. Somos a própria resistência e fazemos tudo com amor. Somos uma comunidade unida e que temos uma força que vem da paixão que sentimos pela batida forte das matracas e do pandeirões”, disse Maria José Lima Soares, presidente do grupo.

Batalhão - O batalhão é formado por vários personagens, entre caboclos de pena e de fita, índias, tocadores de matracas, o Nêgo Chico, e ainda pelos cantadores da linha de frente: Ribinha, Humberto Filho, Toinho Rocha e Manoel Victor, este último com 16 anos, neto do cantador Humberto de Maracanã. Nos terreiros, o grupo apresenta suas novas toadas, entre elas, a carro-chefe, “Lá vai firmeza de São João”.

O batalhão se apresentará me vários espaços, como nas festas juninas da Associação dos Bancários (24 de junho) e SESC (27 de junho). O grupo é presença confirmada também nas festas de São Pedro, na Capela de São Pedro (Madre Deus), dia 29 de junho, e de São Marçal, na Avenida São Marçal (João Paulo), no dia 30 de junho.


Serviço

O quê

Batizado do Boi de Maracanã

Quando

Neste sábado, às 19h

Onde

Sede do boi, em Maracanã

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.