Literatura

Grande Sertão: Veredas é tema de minicurso em São Luís

Professor de Literatura Ricardo de Carvalho abordará a obra de Guimarães Rosa, em programa de Educação Literária, no sábado (23), na sede do Iesma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Obra de Guimarães Rosa será alvo de  minicurso
Obra de Guimarães Rosa será alvo de minicurso (guimarães rosa)

SÃO LUÍS - Desde 1956, personagens como Riobaldo e Diadorim povoam o imaginário popular e permanecem como tipos característicos de um Brasil retratado com maestria por um dos escritores mais importantes da literatura brasileira. Criações de João Guimarães Rosa, os jagunços conduzem a história da obra “Grande Sertão: Veredas”, que será tema de um minicurso realizado sábado (23), e ministrado pelo professor de Literatura Ricardo de Carvalho, no Iesma (Centro).

Segundo o professor, a narrativa de Rosa é rica, mas considerada difícil por muitos, em um primeiro contato. “Seu estilo é como um rio, o próprio Rio São Francisco que atravessa o poema com suas veredas, a correnteza do rio como uma metáfora sobre a memória e a fala. Minha dica é deixar-se levar por esse fluxo. Disse Harold Bloom que toda obra literária nos ensina o modo de lê-la. A narrativa se apresenta como um amigo que conversa com outro na varanda de casa, sem pressa, deixando anoitecer sem culpa”, analisa.

O minicurso integra um programa de Educação Literária, iniciado pela obra do português Luis de Camões, Os Lusíadas. “Poder falar de um clássico que se ama para pessoas que se permitiram entrar no espírito da proposta foi uma grande experiência. Ainda mais porque conversamos sobre uma obra que mal conhecemos, por ser mal explorada na escola, isso quando é explorada. Pudemos tirar a poeira do poema e dar a ver seu brilho, sua novidade perene, sua mensagem que continua sendo urgente, mais de 400 anos depois de sua escrita”, destaca Ricardo de Carvalho.

Sobre o programa de Educação Literária, Ricardo de Carvalho explica que ele integra um projeto maior com o objetivo de reintegrar a formação de um imaginário, tendo em vista valores perenes encontrados nas obras de grandes poetas e romancistas. “Pretendemos ensinar algo dessa sabedoria e desse senso de perplexidade. O aprimoramento da linguagem também é outro objetivo, afinal os grandes escritores são os renovadores das palavras. Num momento crítico de nosso país, em que todos gritam ao mesmo tempo e ninguém consegue se entender, reaprender a conquistar o real valor pela palavra tem efeitos quase que terapêuticos, um modo de aprender até a povoar o próprio silêncio interior com o que realmente importa”, enfatiza.

Ricardo de Carvalho adianta os temas dos próximos minicursos que ministrará. “Pensamos em alguma das tragédias de Shakespeare, no épico babilônico de Gilgamesh e numa obra de Ariano Suassuna”, finaliza.

Serviço

O quê

Minicurso sobre Grande Sertão: Veredas, com o professor Ricardo de Carvalho

Quando

Sábado, 23, das 8h às 12h

Onde

IESMA (Centro)

Inscrições e informações: 98138 0717

Preço: R$ 30,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.