Famílias

Trump quer que agentes possam ''prender e remover'' imigrantes ilegais

Recente determinação de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais na fronteira com o México causa polêmica nos EUA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

WASHINGTON - O presidente americano Donald Trump afirmou ontem que quer dar aos agentes autoridade para "prender e remover" as famílias de imigrantes que chegam ilegalmente nos Estados Unidos.

Trump disse que não quer que crianças sejam separadas de seus pais, como vem acontecendo, mas que essa medida é necessária em caso de imigrantes ilegais que entram no país e são processados.

"Queremos resolver o problema da separação familiar, e não quero que crianças sejam levadas de seus pais. E quando você processa os pais por entrar ilegalmente, o que deve acontecer, você tem que separar as crianças", disse Trump. "Temos que devolvê-las [as famílias] aos seus países", disse.

A expressão "prender e remover" usada por Trump faz referência à política do "prender e soltar", que foi encerrada em seu governo e sob a qual os imigrantes ilegais detidos podiam aguardar uma audiência sobre sua situação em liberdade em vez de presos.

Uma recente determinação de “tolerância zero” aos imigrantes ilegais na fronteira com o México causa polêmica nos EUA.

Processo

A nova política da administração Trump estabelece que todo adulto que for pego atravessando a fronteira ilegalmente deve ser criminalmente processado. Ao ser pego, o indivíduo é levado a um centro federal de detenção de imigrantes até que se apresente a uma juiz de imigração.

Antes, as famílias que chegavam na fronteira sem autorização e que alegavam medo de voltar para a casa eram autorizados a entrar em território americano e pedir refúgio. Durante o processo de solicitação de refúgio o imigrante podia ou não ser detido.

A nova política não fala em “separação”, porém isso acaba sendo inevitável na prática, já que os menores de idade não podem ser mantidos nesses centros. Eles são levados para abrigos sob custódia do governo.

Democratas e republicanos criticam o presidente e pedem o fim da prática.

Reforma imigratória

A votação de dois projetos de reforma migratória está marcada para a próxima quinta-feira no Congresso americano. Trump disse que quer fazer mudanças nos projetos, que foram elaborados por republicanos, sem especificar quais seriam essas mudanças.

"Temos uma Câmara que está se preparando para finalizar um pacote de imigração sobre o qual vão me informar hoje, e vou fazer mudanças nele", disse.

Corte na ajuda externa

Trump afirmou ainda que em breve dará autorização para que a ajuda externa dada aos países de onde saem os imigrantes ilegais seja cortada.

"Quando os países abusam ao enviar as pessoas - não as suas melhores - não vamos dar mais ajuda a esses países", afirmou. "Por que deveríamos?"

De acordo com a rede CNN, Trump já ameaçou fazer cortes em ajuda externa em ocasiões anteriores. Em abril, o presidente afirmou que a ajuda americana a Honduras estava em jogo por causa de uma caravana de imigrantes que se deslocava pelo México e pretendia pedir refúgio ao chegar nos EUA.

Em maio, anunciou que sua administração estava elaborando um plano para reter os fundos de ajuda externa aos países de origem dos imigrantes ilegais que entravam nos EUA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.