Painel

I Fórum Municipal Lixo Zero será realizado nesta quarta-feira em São Luís

Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos

OESTADOMA.COM / com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Evento faz parte faz parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente.
Evento faz parte faz parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente. (ecoponto)

SÃO LUÍS - Será realizado, nesta quarta-feira (13), o I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís. Objetivo do evento é discutir ações que fortaleçam e incentivem práticas sustentáveis na capital, diminuindo a geração de resíduos sólidos. Evento faz parte faz parte das ações em alusão ao mês do Meio Ambiente. Fórum ocorre das 8h às 18h, no Convento das Mercês, na Praia Grande, e é promovido pela prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Maranhão Sustentável e o Instituto Lixo Zero Brasil

Leia também:

Ações alusivas ao Dia do Meio Ambiente são realizadas em São Luís

No dia Mundial do Meio Ambiente, ONU alerta para o perigo da poluição plástica​

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o evento possui o objetivo de agregar pessoas, projetos e organizações que são exemplo, possuem influência e trabalhos realizados na área de gestão e manejo de resíduos sólidos. "Por meio do fórum queremos planejar e propagar ideias e ações que promovam a educação e conscientização ambiental, a redução e o reuso de materiais, a reciclagem, a compostagem e agricultura urbana, o desenvolvimento local sustentável e tendências que fortaleçam um novo modelo de convivência, mais justo e solidário", destaca.

O evento será positivo e contará em sua programação com a apresentação de boas práticas que incentivem a sustentabilidade. Os painelistas convidados irão apresentar o que têm feito em sua vida, comunidade, empresa ou instituição, seguindo o conceito Lixo Zero.

Apresentação dos Ecopontos

Entre os palestrantes do evento estão a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana da Prefeitura de São Luís. Durante o painel "Painel desenvolvimento local e políticas públicas" Carolina Moraes Estrela irá falar sobre os dois anos de implantação dos Ecopontos de São Luís e os avanços feitos na gestão de resíduos sólidos na capital.

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini estará no evento. Ele é fundador e presidente da Novociclo Ambiental S.A., primeira empresa brasileira de gestão de resíduos baseada no Conceito Lixo Zero e membro do board da Zero Waste International Alliance, fundador e mentor do Movimento Juventude Lixo Zero. Sabatini coordena eventos nacionais e internacionais como a Semana Lixo Zero, Zero Waste Cities Forum, Basura Cero Uruguai e Zero Waste Youth International International Forum.

Também estarão presentes palestrantes internacionais. Mal Williams, fundador da Zero Waste International Alliance, responsável pela promoção do Conceito Lixo Zero em todo o mundo. Stefano Ambrosini, especialista em gerenciamento de resíduos, responsável pela implantação de um modelo de coleta seletiva moderno na Itália.

Conceito Lixo Zero

O objetivo do Instituto Lixo Zero Brasil é difundir o conceito pelo Brasil e o fórum é uma ferramenta para mostrar à sociedade grandes exemplos de que essa mudança é possível. Pessoas, empresas, instituições que mudaram seu comportamento em relação aos resíduos, assumiram uma responsabilidade frente a este problema ao qual o mundo todo passa.

Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais residuais são projetados permitindo seu uso no pós-consumo. "Lixo Zero significa projeto de produto e gerenciamento de processos para evitar e eliminar sistematicamente o volume e a toxicidade dos resíduos e materiais, conservar e recuperar todos os recursos e não aterrar ou incinerá-los. Ao implementar o Lixo Zero, todos os descartes para a terra, água e ar são evitados, o que são uma ameaça à saúde do planeta e dos seres vivos, informa Carolina Moraes Estrela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.