Estudo

Religiosidade pode influenciar sucesso educacional de crianças imigrantes na Alemanha, diz estudo

Pesquisa feita por universidade alemã avalia possíveis impactos do cristianismo e do islamismo no sucesso em testes de matemática

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

COLÔNIA - Um estudo recente de professores da Universidade da Colônia, na Alemanha, analisou a influência do envolvimento da religião no sucesso educacional de crianças cristãs e muçulmanas imigrantes. Eles descobriram que o comprometimento com uma comunidade religiosa está associado a um melhor desempenho na escola, sob certas condições.

Os pesquisadores Sarah Carol e Benjamin Schulz buscaram avaliar sobretudo o impacto de dois pontos do envolvimento religioso no desempenho escolar. O primeiro foi o quanto as organizações religiosas podem fornecer orientação, apoio e normas sociais benéficas que promovam a formação de capital social e sancionem comportamentos desviantes.

O segundo foi o quanto a participação religiosa pode induzir um mecanismo interno de controle que incentive os alunos a se concentrarem em aprender e resistir à influência contraproducente dos colegas.

"Nós queríamos descobrir se as organizações religiosas oferecem orientação e apoio para as crianças, e também, se o envolvimento religioso promove melhor autocontrole" - Sarah Carol

De acordo com a pesquisa, ambos os aspectos são positivamente relacionados ao sucesso educacional no testes de matemática, ponto focal do estudo.

Dados da participação

Para a conclusão do levantamento foram considerados dados como: país de origem dos pais, o desempenho de testes de matemática em imigrantes, grau de religiosidade e relação a uma comunidade religiosa.

"Os resultados mostram que a devoção, por si só, não impacta no desempenho educacional. (...) Entretanto, a religiosidade tem mais influência no sucesso educacional das crianças muçulmanas. Para as crianças cristãs, a religiosidade dificilmente desempenha algum papel", diz a pesquisadora Sarah Carol.

Integração com o bairro e oração

Para fazer a correlação entre o pertencimento a uma comunidade islâmica e o desempenho escolar, os autores consideraram um fator adicional e descobriram que a integração com a vida social para além das fronteiras de grupo é benéfica.

Se os estudantes moram em bairros não-segregados, existe uma relação positiva entre o envolvimento religioso e a competência matemática, por exemplo. Mas se esses estudantes vivem em bairros segregados, essa vantagem não existe. Nesse caso, a religião pode até ser um obstáculo ao sucesso escolar.

Os pesquisadores também descobriram que a prática regular de oração também pode ter influência no melhor desempenho escolar. "A oração regular indica autodisciplina e motivação intrínseca. Ambos também são fatores-chave para o sucesso na escola”, conta a pesquisadora.

Evasão escolar

Mas isso não se aplica aos alunos muçulmanos que se consideram altamente religiosos e àqueles que não praticam regularmente sua religião. É mais provável que este grupo de alunos saia da escola mais cedo sem concluir as aulas ou desista de estudar, de acordo com o estudo.

Segunda Carol, isso tem a ver com uma situação especial deste grupo: "o compromisso com a religião muçulmana pode ser um aspecto importante da identidade social dos alunos que têm problemas na escola ou se adaptam ao mundo do trabalho".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.