Diplomacia

Bashar al-Assad diz que vai visitar Coreia do Norte

Presidente da Síria revelou planos ao receber credenciais de novo embaixador, diz mídia estatal norte-coreana; os governos de Pyongyang e Damasco mantêm boas relações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
Assad planeja se encontrar em Pyongyang com o líder norte-coreano Kim Jong-un
Assad planeja se encontrar em Pyongyang com o líder norte-coreano Kim Jong-un (Assad planeja se encontrar em Pyongyang com o líder norte-coreano Kim Jong-un)

PYONGYANG – O presidente da Síria, Bashar al-Assad, planeja visitar a Coreia do Norte, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA ontem. Segundo o informe, Assad revelou seus planos de se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong- un em Pyongyang ao receber as credenciais do novo embaixador do país na Síria, Mun Jong Nam, no último dia 30.

“Vou visitar a DPRK (sigla em inglês para República Popular Democrática da Coreia, nome oficiaol da Coreia do Norte) e me encontrar com sua excelência Kim Jong-un”, disse Assad, segundo relato da agência, ainda não confirmado pela Presidência da Síria.

Os governos de Pyongyang e Damasco mantêm boas relações, com monitores das Nações Unidas acusando a Coreia do Norte de cooperar com a Síria na fabricação de armas químicas, o que os norte-coreanos negam. Ambos países enfrentam isolamento internacional, a Coreia do Norte por seu programa nuclear, e a Síria pela sangrenta guerra civil que se arrasta há anos e já deixou centenas de milhares de mortos.

Desde o início do ano, no entanto, a Coreia do Norte lançou uma série de esforços diplomáticos, com Kim se encontrando com líderes da China e da Coreia do Sul, além de agendar uma reunião com o presidente dos EUA, Donald Trump, no próximo dia 12 de junho. Mas desde que chegou ao poder em 2011, o líder norte-coreano ainda não recebeu nenhum outro chefe de Estado em seu país.

“O mundo comemora os eventos notáveis na Península Coreana trazidos recentemente pela sábia liderança e notável calibre político de sua excelência Kim Jong-un”, declarou Assad, ainda de acordo com o relato da KCNA das . “Tenho certeza de que ele vai alcançar a vitória final e reunificar a Coreia”.

Relações

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, a Coreia do Norte estabeleceu relações diplomáticas com a Síria em 1966, abrindo sua embaixada em Damasco, com os sírios inaugurando sua representação em Pyongyang em 1969. Já a cooperação militar entre os dois países teve início quando os norte-coreanos enviaram cerca de 530 homens, incluindo pilotos, motoristas de tanques e mísseis, durante a guerra árabe-israelense de outubro de 1973.

“O governo sírio vai sempre apoiar totalmente as políticas e medidas da liderança da DPRK e invariavelmente reforçar e desenvolver seus laços de amizade com a DPRK”, concluiu Assad no encontro, ainda em citação pela KCNA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.