Cidades | Nova adutora

Abastecimento de água começa a ser normalizado

Alguns bairros começaram a receber água, mas o processo é gradual; nova adutora foi interligada
Evandro Júnior / O Estado21/05/2018
Abastecimento de água começa a ser normalizadoNo Centro, ontem, ainda foi necessário abastecimento com carro-pipa (Paulo Soares / O Estado)

O abastecimento de água em São Luís, nos bairros atendidos pelo Sistema Italuís, começou a ser normalizado no fim de semana e o processo ocorrerá gradativamente, segundo informações divulgadas no site do Governo do Estado. Os trabalhos de interligação da nova adutora, de acordo com as informações, foram concluídos com sucesso na madrugada de sábado, 19, e o sistema voltou a operar para levar água a 600 mil moradores.

O primeiro caminho que a água faz é da captação até o reservatório, em São Luís, na área próxima ao aeroporto, no Tirirical. A partir daí, segue até as residências. Como se trata de um longo percurso, nem todas as casas serão reabastecidas ao mesmo tempo. A Caema manterá em circulação, até esta segunda-feira (21), os caminhões-pipa, que fazem o abastecimento prioritário em hospitais e nos postos de saúde.

Por enquanto, por questões operacionais, é a adutora antiga que está abastecendo as casas. Nos próximos dias, a nova começará a funcionar e isso representará uma melhora significativa no abastecimento de 159 bairros atendidos pelo Italuís na capital. A nova adutora implicará em 30% a mais de água. O propósito é acabar com as interrupções causadas por vazamentos na antiga estrutura.

Diversos bairros que recebem abastecimento alternado terão o tempo sem água reduzido e o objetivo é zerar o rodízio. A antiga adutora ficará fora de uso, mas a estrutura será mantida, pois poderá ser utilizada em caso de futuras manutenções da nova adutora.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte