Desabastecidos

Sem água, moradores de povoado de Zé Doca cobram providências

Poço que abastece povoado foi desativado há três meses e população de Josias vem sofrendo sem o líquido; Prefeitura não se manifestou

Monalisa Benavenuto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Caixa d’água no povoado Josias, em Zé Doca, sem água para população
Caixa d’água no povoado Josias, em Zé Doca, sem água para população (água)

Zé Doca - Com a desativação do único poço público que abastece o povoado Josias, em Zé Doca, moradores precisam carregar baldes de água em carros de mão e até mesmo na cabeça por 50 metros para abastecer suas residências. De acordo com a população, o problema acontece há mais de três meses. Funcionários da Prefeitura do município estiveram no local, mas o problema não foi solucionado.

A população de Josias, povoado do município de Zé Doca, localizado há 310 km da capital, vem passando por dificuldades para abastecer as residências com água. Isso porque o único poço destinado à comunidade foi desativado há mais de três meses, como contou a dona de casa Franciane Ferreira.

“A bomba que puxa a água caiu dentro do poço e eles não conseguiram tirar. Pelo menos foi o que disse a pessoa que veio aqui nos primeiros dias olhar a situação para ver o que resolvia, mas até o momento nada foi feito”, relatou.
Franciane Ferreira, assim como a maior parte dos residentes de Josias, não possui poço particular. Para abastecer sua residência, faz um trajeto de 50 metros carregando baldes d’água. “Quem tem carro de mão traz mais. Quem não tem carrega na cabeça”, esclareceu.

A população cobrou ações do poder público municipal para solucionar o problema do povoado, mas não obtiveram novas respostas. “Eu queria saber da nossa prefeita, dos nossos vereadores que estão dizendo que fazem algo por nós, o que eles vão fazer em relação a isso, porque aqui o mais perto que a gente anda para pegar água é 20 metros, subindo ladeira com balde de água na cabeça, e ninguém aguenta mais isso”, ressaltou a moradora.

O Estado manteve contato com a Prefeitura de Zé Doca para questionar quando o problema será solucionado, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.