Encontro marcado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O governador Flávio Dino (PCdoB) tem, inevitavelmente, um encontro marcado com a Justiça Eleitoral neste ano. Pré-candidato à reeleição em outubro de 2018, o comunista tem abusado da benevolência das autoridades fiscalizadoras do pleito.
O mais recente episódio em que ele, aberta e claramente, pediu votos a militantes do Solidariedade - em solenidade no sábado, 12, na presença do presidenciável da sigla, Aldo Rebelo - é apenas mais um dos tantos casos de desrespeito à legislação eleitoral.
Desde o fim do ano passado - coincidentemente quando se iniciou a acentuação do processo de desgaste da popularidade do chefe do Executivo -, Dino vem dando mostras de que está disposto mesmo a passar por cima das regras para reverter o quadro negativo antes das eleições.
Nos últimos meses o governador já pediu votos em emissora de TV e em evento de pré-campanha em Imperatriz; abusou da nomeação de capelães para cooptar lideranças religiosas; e viu sua PM envolvida em um escândalo de espionagem de adversários.
Tudo isso vem sendo sistematicamente denunciado às autoridades eleitorais.
E devem levar Dino a explicar-se à Justiça em breve.

Resposta I
O governo encaminhou, após o fechamento da edição de sexta-feira, 11, nota sobre a reportagem apontando uso de verba pública em viagem de Flávio Dino (PCdoB) a Curitiba.
O comunicado confirma todas as informações de O Estado, mas nega qualquer irregularidade no caso.
Conforme o dispositivo [Decreto nº 22.985/2007], não há exigência de que o governador esteja em agenda oficial para receber a proteção do Gabinete Militar -, diz a nota.

Resposta II
Ainda de acordo com o Executivo, o PM Luciano Froes não acompanhava o governador em viagem, porque efetivamente participava de um curso em Curitiba no mesmo período.
Já o ajudante de ordem major Eduardo Dourado, segue o comunicado, “recebeu o valor por ter exercido o seu papel institucional, em viagem ocorrida de 10 a 11 de abril de 2018”.
- Conforme o Decreto nº 20.819/2004, a atuação do Gabinete Militar independe de a autoridade protegida estar, ou não, exercendo um mister público - conclui.

Suspensa
A pedido do PCdoB, o juiz eleitoral Itaércio Paulino da Silva, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), mandou suspender a divulgação de uma pesquisa eleitoral.
O levantamento, contratado e realizado pela MBO Publicidade, estaria apto a ser divulgado hoje, mas os comunistas apontaram quase uma dezena de irregularidades.
Ao analisar o caso, o magistrado viu apenas dois equívocos - nos dados sobre os entrevistados e no número de entrevistas -, mandou corrigi-los e realizar novo registro.

Contra-ataque
Além de conseguir impedir a divulgação dos números da MBO Publicidade por, pelo menos, mais cinco dias, o PCdoB ainda contra-atacará.
Amanhã deve ser divulgada uma pesquisa do já notório instituto Data Ilha. A consulta foi realizada apenas na cidade de São Luís.
Nesse caso, o contratante foi a Rádio e TV Difusora, atualmente sob o controle do deputado federal Weverton Rocha (PDT), pré-candidato a senador na chapa de Flávio Dino.

Agência
O deputado Aluisio Mendes participou na sexta-feira, 11, da inauguração da agência da Previdência Social no município de Buriti.
Ao lado do prefeito Naldo Batista e do gerente regional do INSS, Luis Carlos Silva, ele destacou a importância da obra para a população buritiense e de municípios circunvizinhos.
- Sabemos das dificuldades que as pessoas enfrentavam para ter acesso a benefícios da Previdência, tendo que buscar atendimento em Caxias, Tutóia, Timon e Barreirinhas - disse.

Desempenho
O Tribunal de Justiça do Maranhão teve significativo desempenho na apreciação de recursos julgados pelos desembargadores das Câmaras Cíveis nos meses de março e abril.
É o que mostra estatística levantada pelo vice-presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo, que destaca a notável produtividade e a qualificação dos novos magistrados.
Nos dois meses - março e abril - as câmaras cíveis julgaram 4.069 recursos, incluindo apelações e agravos de instrumento, com percentuais mínimos de provimento dos mesmos.

DE OLHO
11.414 é o total de veículos leiloados pelo governo Flávio Dino entre 2015 e 2017, fruto de apreensões por débitos.

E MAIS

• Há quem ainda acredite que o PT não estará na chapa do governador Flávio Dino nas eleições deste ano.

• Políticos de todos os matizes recorreram às redes sociais para homenagear as mães no domingo dedicado a elas.

• Partidos da base governista ainda não dão como certa a escolha da deputada Eliziane Gama (PPS) como segunda opção do grupo para o Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.