Empresa se instala

Empresa atuará em prospecção no Maranhão

DSoares se destaca nacional e internacionalmente nesse setor e venceu licitação para obra no Itaqui

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
O primeiro trabalho da DSoares no Maranhão é em alto mar,
O primeiro trabalho da DSoares no Maranhão é em alto mar,

O Maranhão tem atraído diversas obras e novos investimentos em diversos segmentos. E na Era da Compliance e Transparência, não cabem mais os famosos "aditivos de contratos", mecanismo que era antes era muito usado para corrigir orçamentos e alongar prazos, além de aumentar e muito o custo final de uma obra. Agora, tudo precisa ser feito com mais transparência e exatidão, em especial quando se trata de obras públicas. Mas também nas obras privadas, a necessidade de garantir mais segurança e economia também são fatores essenciais de competitividade.

Portanto, antes de iniciar qualquer obra, seja ela a construção de um porto, uma estrada, uma edificação, barragens ou até uma pequena residência é fundamental fazer um diagnóstico preciso de cada terreno para então, determinar com total exatidão qual o tipo de fundação (e a profundidade da mesma) que deve ser adotada em cada obra. Esse diagnóstico bem feito irá contribuir diretamente para a maior economia, exatidão de prazo e acima de tudo, é garantia de segurança em cada projeto.

Especializada nesse tipo de serviço de sondagens geotécnicas e também de prospecção mineral, a empresa DSoares Empreendimentos e Construções se destaca nacional e até internacionalmente, pelo conjunto de serviços prestados em diversos estados do país e inclusive no exterior, a exemplo da Antártida, continente mais inóspito do planeta, no qual a empresa fez toda a investigação geológica e geotécnica para a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz. Considerada referência no setor, a DSoares foi fundada em Belo Horizonte (MG) e é comandada pelo engenheiro Danilo Soares, contando com uma equipe técnica diversificada com mais de 30 anos de experiência no setor e altamente qualificada, que hoje está presente em diversos Estado do país.

A empresa, atraída pelo atual desenvolvimento econômico do Maranhão, iniciou sua atuação regional, tendo como primeiro e grande cliente a EMAP / Empresa Maranhense de Administração Portuária. A DSoares foi a vencedora da licitação para a execução dos serviços de sondagem mista offshore da construção do Berço 98 do Porto do Itaqui; obra importante e que irá contribuir para o aumento da movimentação portuária maranhense.

Antes de iniciar sua atuação no Maranhão, a DSoares já executou mais de 3 mil furos de sondagens para construção de linhas de transmissão de energia e de subestações no Paraná; além de sondagens para a construção de barragens na Bahia, em obras na cidade de Santos, considerada com o segundo pior solo do mundo e portanto de extrema complexidade nesse tipo de diagnóstico, além de diversas sondagens para prospecção mineral; só para citar alguns dos muitos serviços da empresa.

Gerando atualmente mais de 20 empregos diretos em São Luís, a DSoares está realizando 15 furos de sondagem geológica mista marítima, com profundidade média de 50 metros em cada furo. Além das sondagens, serão realizados ensaios em laboratório com as amostras de rochas recuperadas. Nesse tipo de sondagem offshore de alta complexidade, a empresa está utilizando potentes sondas hidráulicas e uma embarcação preparada para suportar as variações de marés de 7,40m e correntes marítimas da ordem de 4 nós.

A obra no Porto do Itaqui foi iniciada pela DSoares no último mês de abril e deverá ser encerrada nesse mês de maio. Mas a empresa quer continuar operando no Maranhão e para tal já prospecta novos clientes:

"Temos um portfólio de serviços já prestados que qualifica a DSoares para atuar em qualquer país. Estivemos há pouco tempo no maior evento de mineração da América Latina, a Expomin no Chile, e nosso stand foi bastante visitado e prospectado por clientes internacionais. Mas queremos igualmente ajudar a desenvolver o nosso país, e se possível o Maranhão, um Estado que tem tudo para continuar crescendo e atraindo diversas obras e novos projetos, e para todos, a sondagem que vai determinar o tipo de fundação de cada obra é essencial", revelou o CEO da empresa, Danilo Soares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.