Ajuda social

Ação do Dia Estadual sobre Drogas oferece serviços à comunidade

Atividade aconteceu na manhã de ontem, no João Paulo, e ofereceu à comunidade serviços de saúde, vacinação, tratamento e cursos de capacitação voltados aos usuários de drogas, o público-alvo do evento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

O Dia Estadual sobre Drogas transcorreu ontem, 24, com uma ação social no bairro João Paulo, oferecendo serviços ao público alvo – os usuários de entorpecentes -, além da comunidade das circunvizinhanças. A atividade contou com a participação da Policia Civil, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Assistência Social do Município, Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante a ação, foram feitos os primeiros serviços de atendimento médico, realização de exames clínicos e laboratoriais, aferição de pressão e vacinação contra gripe, febre amarela, hepatite B e tétano. O objetivo principal, segundo o delegado Joviano Furtado, era incentivar dependentes químicos a participarem dos tratamentos oferecidos pelo CAPS, proporcionando também cursos de capacitação, por meio do Senac.

Dependentes
Não há dados oficiais que confirmem o número de dependentes químicos em São Luís, mas de acordo com o psiquiatra e diretor do CAPS-AD, Marcelo Kunaira, existem entre seis e sete mil usuários em situação de rua na Ilha. “O usuário de drogas é migratório. Ele está sempre naquela situação que vai da rua para a sua casa. Ele não vive na rua, ele está em situação de rua. Essa migração acaba dificultando o monitoramento”, reforçou.

Desde o início das atividades do CAPS-AD na capital, há 10 anos, mais de 10 mil internações foram registradas. Somente neste ano, mais de 2.800 atendimentos foram feitos na unidade. Marcelo Kunaira destaca ainda a forma como acontece a internação. “A gente respeita a voluntariedade, quando o usuário deseja realmente se tratar. Se a família tiver interesse de tratar, sem a vontade dele, tem de buscar os meios jurídicos para uma internação compulsória”, explicou o psiquiatra.

Os resultados positivos obtidos desde o início de ações, como a de ontem, também foram ressaltados pelo delegado Joviano Furtado. “Este trabalho foi iniciado em 2011, aqui no João Paulo, e nós chegamos a encontrar mais de 30 pessoas aqui deitadas, sob efeito de drogas. Hoje se vê no máximo 10 dependentes químicos aqui”, pontuou Joviano Furtado.

A redução do número de usuários de drogas em situação de rua tem contribuído também para a diminuição do índice de criminalidade, principalmente na área central da capital. “No ano passado, chegamos a registrar quatro homicídios por mês na região central da cidade, a maioria envolvendo dependentes químicos. Em 2018 registramos um por mês”, afirmou o delegado. A continuidade nas ações e, posteriormente, nos tratamentos dessas pessoas, visa reduzir cada vez mais esses dados, ressaltou.

SAIBA MAIS

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
O CAPS-AD é uma referência no atendimento desse público. A unidade oferece tratamento diário à população com transtornos decorrentes do abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), ofertando tratamento dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando a reinserção social. Além do CAPS-AD, os dependentes químicos podem ser encaminhados para outros locais para tratamento: a Unidade de Tratamento Transitório, que fica na Cohab, e a Fazenda Esperança, em Coroatá, localizada a 240 km de São Luís, onde existe uma comunidade terapêutica ligada à Igreja Católica.

FIQUE POR DENTRO

Efeitos das drogas
Os efeitos das drogas podem ser percebidos em minutos, logo após seu uso, mas tendem a durar poucos minutos, sendo necessária uma nova dose para prolongar seu efeito no corpo. Assim, é muito comum a pessoa ficar viciada rapidamente.
Efeitos imediatos das drogas estimulantes
As drogas estimulantes, como cocaína e crack, provocam:
- Intensa euforia e sensação de poder;
- Estado de excitação;
- Muita atividade e energia;
- Diminuição do sono e perda do apetite;
- Fala muito rápida;
- Aumento da pressão e da frequência cardíaca;
- Descontrole emocional;
- Perda da noção da realidade;
Efeitos imediatos das drogas perturbadoras
As drogas perturbadoras, também conhecidas por alucinógenas, como maconha, provocam:
- Alucinações, principalmente visuais como alteração das cores, formas e contornos dos objetos;
- Sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem quilômetros;
- Sensação de enorme prazer ou de medo intenso;
- Facilidade em entrar em pânico e exaltação;
- Noção exagerada de grandiosidade;
- Delírios relacionados a roubos e perseguições.
Efeitos a longo prazo
As consequências a longo prazo de qualquer tipo de drogas incluem:
- Destruição de neurônios, que diminuem a capacidade de pensar;
- Desenvolvimento de doenças psiquiátricas, depressão ou esquizofrenia;
- Lesões no fígado, como câncer hepático;
- Mau funcionamento dos rins e dos nervos;
- Desenvolvimento de doenças contagiosas, como Aids ou hepatite;
- Problemas do coração, como infarto;
- Morte precoce;
- Isolamento da família e da sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.