AÇÃO SOCIAL

Ação encaminha dependentes químicos para tratamento

Durante a ação, 311 atendimentos em saúde e resgates de usuários de drogas foram realizadas; foram oferecidos diversos serviços em saúde à comunidade da Cidade Operária

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Dependentes químicos receberam atendimentos durante ação realizada na Cidade Operária
Dependentes químicos receberam atendimentos durante ação realizada na Cidade Operária (ação)

Na manhã de ontem (25), foi realizada, no estacionamento da feira da Cidade Operária, a 15ª ação de resgate deste ano, promovida pela Polícia Civil em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD). Na ação, dependentes químicos do bairro foram encaminhados para tratamento. Serviços médicos também foram oferecidos à população, além de encaminhamentos a consultas especializadas.

De acordo com o delegado da Polícia Civil Joviano Furtado, o bairro foi escolhido após monitoramentos realizados por equipes da organização, além de solicitações feitas pela população da localidade. “Em nossos monitoramentos, verificamos um grande número de dependentes químicos nas ruas da Cidade Operária, principalmente nas proximidades da feira”, explicou o titular do 1º Distrito Policial.

Durante a ação, 311 atendimentos em saúde foram realizados, entre vacinação, aferição de pressão e glicemia, clínica médica, psiquiatria e enfermagem. Além de cinco encaminhamentos para tratamento de dependência química nas unidades do Caps-AD. Para o delegado, apesar do número baixo em relação aos usuários de drogas, as ações são fundamentais para a redução das taxas de criminalidade da capital.

“Mesmo com a baixo em relação à quantidade de dependentes químicos do bairro, pois alguns oferecem resistência e não aceitaram fazer o tratamento de forma espontânea. Nós entendemos que essas ações colaboram para a redução da criminalidade do bairro, já que, em situação de rua, os usuários de drogas acabam cometendo pequenos delitos, como furtos e roubos, a crimes mais graves, como homicídios”, destacou Joviano Furtado.

De acordo com Marcelo Costa, diretor do Caps-AD, os resultados são significativos para a cidade. Destacou as parcerias firmadas entre órgãos do Município, além da Polícia Civil. “Tivemos parceria da Semcas [Secretaria Municipal da Criança e de Assistência Social], da Prefeitura e da Vigilância Epidemiológica. Só este ano, já fizemos mais de 5.000 atendimentos nestas 15 ações e diversos bairros foram atendidos, como Centro, Cohab, Cohatrac, Cidade Operária, Reviver e Mercado Central. Estas ações são a oportunidade de aproximação dos serviços de saúde mental da população e da acesso a estes serviços através da rede de saúde do estado”, esclareceu.

Incentivo
Além dos atendimentos, a ação oferece aos dependentes químicos que optam pelo tratamento, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, por meio de parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Esse incentivo é fundamental para que os indivíduos possam ser reinseridos na sociedade, além de que a oportunidade de emprego reduz a possibilidade de que eles retornem às ruas e voltem a consumir essas substâncias”, afirmou o delegado Joviano Furtado.

Próximas ações
De acordo com o diretor do Caps-AD, a próxima ação deverá ser realizada na região do centro da cidade, atendendo a população do Mercado Central e Praça Antônio Lobo. Durante as atividades, além dos atendimentos e resgates de usuários de drogas, são oferecidos serviços em saúde diversos à comunidade em geral.

Serviços oferecidos

– Aferição de pressão arterial;
– Verificação de glicemia;
– Exames laboratoriais;
– Atendimento com médico clínico geral;
– Atendimento psiquiátrico;
– Atendimento psicológico;
– Serviço social;
– Enfermagem;
– Vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.