AÇÃO DE SAÚDE

Usuários de drogas recebem ação do Caps na Cohab

Foram realizados 395 atendimentos, entre os quais 10 a dependentes químicos; próxima ação deverá ser na área da Cidade Operária

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Além dos dependentes químicos, pessoas da comunidade puderam receber atendimento na ação no bairro Cohab
Além dos dependentes químicos, pessoas da comunidade puderam receber atendimento na ação no bairro Cohab (caps)

Em mais uma ação, o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD), em parceria com a Secretaria de Assistência Social do Município (Semcas), por meio do programa Busca Ativa, e com a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, por intermédio da Polícia Civil, realizou, na manhã de ontem (19), na área da Feira da Cohab, atendimentos e resgates de dependentes de drogas. Esta foi a 14ª ação do tipo executada este ano.

Foram realizados 395 atendimentos variados em saúde, durante toda a manhã de ontem, na Praça Três, próximo à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para moradores da região e o público-alvo, que eram os usuários de entorpecentes. Desde aferições de pressão arterial, glicemia, testes rápidos para HIV e sífilis a avaliações clínicas, médicas e laboratoriais. Outro benefício ofertado foram os resgates de usuários e dependentes de drogas.

“Fizemos 10 atendimentos para dependentes químicos. Destes, oito aceitaram participar do tratamento no Caps, onde passarão o dia, durante a semana, e dois foram levados para a nossa unidade de internação da Cohab”, explicou Marcelo Costa, diretor do Caps AD.

Esta foi a 14ª ação do projeto e a primeira realizada na Cohab. Para os organizadores, o resultado foi muito positivo, principalmente no que se refere ao resgate de dependentes químicos.

Ainda de acordo com Marcelo Costa, a escolha do bairro foi estratégica, devido ao número de usuários de drogas e moradores de rua do local. “A gente busca locais onde se observa o aumento de consumo de drogas em logradouros públicos, com o intuito de inibir a permanência dessas pessoas e dar assistência àquelas que quiserem”, frisou.

As próximas atividades deverão acontecer ainda neste mês, na região da Cidade Operária, sem data definida, até o momento.

Inovações
As ações deste ano, além de contarem com o trabalho de médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, oferecem exames laboratoriais, o que atrai pessoas da comunidade às ações realizadas.

O delegado Joviano Furtado, titular do 1º Distrito Policial, um dos coordenadores do projeto, informou que o foco desse trabalho vai continuar sendo a retirada dos usuários de drogas das ruas da Ilha e também o combate a comercialização desse tipo de substância ilegal. “Retirando os usuários de droga das ruas e combatendo o tráfico, diminui-se a criminalidade no país”, frisou o delegado.

Número

395 foi o número de pessoas atendidas durante a 14ª etapa da ação Resgate deste ano, com 10 usuários de drogas encaminhados para tratamento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.