Conexão histórica

Coreias ativam linha telefônica direta entre seus líderes

Anúncio é feito uma semana antes da reunião de cúpula entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31

SEUL - As duas Coreias ativaram na sexta-feira,20, uma linha de telefone direta entre seus governantes, anunciou Seul, uma semana antes de uma reunião de cúpula entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada que divide a península.

Esta linha conecta a Casa Azul (sede da presidência sul-coreana em Seul) com o gabinete em Pyongyang da Comissão e Assuntos de Estado, presidida pelo líder norte-coreano.

"A conexão histórica da linha direta entre os líderes das duas Coreias acaba de ser estabelecida", afirmou Yoon Kun-young, alto funcionário da Casa Azul. Uma conversa de teste entre operadores teve duração de quatro minutos e 19 segundos, segundo a France Presse.

A reunião de cúpula entre Kim e o presidente sul-coreano será o grande momento de semanas de intensa atividade diplomática na região desde os Jogos Olímpicos de Inverno, organizados em fevereiro pelo Sul. E o prelúdio de um encontro de cúpula histórico previsto entre Kim e o presidente americano, Donald Trump.

Os dirigentes das duas Coreias se reunirão no lado sul da zona desmilitarizada. Será o 3º encontro de cúpula entre os países desde o fim da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício e não um tratado de paz, o que significa que os dois lados permanecem, tecnicamente, em guerra.

Moon afirmou na quinta-feira que deseja uma declaração oficial de fim da guerra como etapa inicial a um tratado. O presidente Trump aprovou que as duas partes negociem este tipo de acordo.

Encontro Trump e Kim

Donald Trump e Kim Jong-un organizam um encontro entre maio e junho, mas o local ainda não foi definido. Na quarta-feira,19, o presidente americano afirmou que espera que a reunião seja bem-sucedida, mas advertiu que irá cancelar a reunião se achar que não produzirá resultados.

"Espero ter uma reunião muito bem-sucedida [com Kim]", disse Trump na Flórida. "Se eu achar que é uma reunião que não irá ser proveitosa, nós não iremos", acrescentou. "Se a reunião, quando eu estiver lá, não for proveitosa, eu vou deixar a reunião respeitosamente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.