Bancada

Ex-aliados, José Reinaldo e Waldir Maranhão impõem derrota a Flávio Dino na bancada

Deputados - que votaram em candidato do governo na eleição da coordenação da bancada em 2017 - mudaram de posição em 2018

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h31
José Reinaldo e Waldir Maranhão impuseram derrota a José Reinaldo
José Reinaldo e Waldir Maranhão impuseram derrota a José Reinaldo (ze reinaldo)

A saída dos deputados federais José Reinaldo Tavares e Waldir Maranhão – ambos no PSDB - da base de apoio ao governador Flávio Dino (PCdoB) pode explicar o primeiro revés do comunistas em Brasília em 2018.

No primeiro teste após o rompimento com os ex-aliados, Dino viu seu indicado, o deputado federal Cléber Verde (PRB), perder para a colega Luana Costa (PSC) a eleição para a coordenação da bancada federal do Maranhão no Congresso.

Costa, que recebeu apoio dos oposicionistas, obteve 11 votos, contra 10 dos governistas. Votaram os 18 deputados federais e os 3 senadores maranhenses.

Os votos foram inseridos em urna fechada, e secretos. Mas O Estado apurou que os dois decisivos para a “virada” da oposição foram, justamente, os de José Reinaldo e Waldir Maranhão.

Em 2017, ainda membros da base comunista, eles votaram a favor do candidato do Palácio, o deputado Rubens Júnior (PCdoB), que foi eleito, naquela ocasião, por 11 x 9.

Discurso – Na tarde de ontem, Waldir Maranhão (PSDB) usou a tribuna, em sessão plenária na Câmara dos Deputados, para reafirmar seu compromisso com a população através do seu novo partido, o PSDB. Para o parlamentar maranhense, é nas adversidades que se conhece um bom combatente.

"Vivemos um tempo de luta, de mudanças e também de esperanças. É nas adversidades que conhecemos aqueles que combatem o bom combate. Me proponho a continuar trabalhando pelo meu querido estado, ao lado de homens e mulheres valorosos. Eu continuo no time daqueles que honram as calças que vestem e cumprem os compromissos assumidos", frisou Waldir Maranhão.

O parlamentar federal fez ainda uma alusão à extinção dos dinossauros ao se referir ao seu ex-aliado Flávio Dino. Maranhão reclama de o comunista não ter cumprido a palavra de apoiá-lo como candidato a senador na eleição deste ano.

"A teoria científica nos mostra que todos os dinossauros poderosos foram varridos do nosso planeta por um grande asteróide e, quem sabe, o "Dino" dos nossos dias atuais também não possa ser atingido acabando assim, com a sua supremacia de poder", destacou o deputado.

Ao final do seu discurso, Waldir Maranhão lembrou das suas raízes no Bairro do Lira, em São Luís, e disse que “faltou lealdade” ao governador do Maranhão.

. "Gostaria de deixar claro que vim para o PSDB para somar forças para trabalhar pelo meu querido povo, uma causa maior na luta por um estado promissor. Não cheguei aqui de paraquedas, mas com o apoio do povo maranhense. Faltou lealdade e gratidão do governador com o episódio em que fui contra o impeatchman. Com convicção afirmo, meu Maranhão não trairei jamais", finalizou Waldir Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.