Eleições 2018

Meirelles é exonerado no Ministério da Fazenda

Henrique Meirelles saiu do cargo para disputar as eleições deste ano; ainda não há definição do cargo a que o ex-ministro vai concorrer; antes, ele se colocava como pré-candidato à Presidência da República

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Henrique Meirelles deixou Ministério da Fazenda pensando nas eleições
Henrique Meirelles deixou Ministério da Fazenda pensando nas eleições (Henrique Meirelles)

brasília

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi exonerado do cargo na sexta-feira, 6, conforme decreto presidencial publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) disponibilizada pela Imprensa Nacional. A exoneração ocorre a pedido de Meirelles, conforme decisão já anunciada mais cedo pelo ministro em entrevista coletiva.
Durante o anúncio, Meirelles disse que ainda vai "contemplar" a possibilidade de ser candidato nas eleições deste ano e enfatizou que só se candidatará à Presidência da República e não a outro cargo.
O secretário-executivo da pasta, Eduardo Guardia, foi o escolhido para substituí-lo, segundo o ministro informou na entrevista.
A edição extra do DOU trouxe também a exoneração de Helder Barbalho do cargo de ministro da Integração Nacional, que também deverá disputar as eleições deste ano.
O Diário Oficial extra ainda traz as exonerações de Paulo Sérgio de Sá Bittencourt Câmara do cargo de subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República, e de Antônio Henrique de Carvalho Pires do cargo de secretário nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Ministros foram exonerados

Na edição de sexta do DOU, o presidente Michel Temer (MDB) já tinha formalizado a exoneração de sete ministros: do Planejamento, Dyogo Oliveira; da Educação, Mendonça Filho; de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; de Desenvolvimento Social, Osmar Terra; do Esporte, Leonardo Picciani; do Meio Ambiente, Sarney Filho; e do Turismo, Marx Beltrão. Os novos titulares das pastas ainda não foram nomeados pelo governo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.