Desgaste

Maratona a vista: Sampaio vai encarar sequência de jogos

Sampaio deve ter maratona de jogos durante as quartas de final da Copa do nordeste e a disputa da Série B

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Marlon, meia do Sampaio, em treino da equipe no CT do clube
Marlon, meia do Sampaio, em treino da equipe no CT do clube (MARLON SAMPAIO )

A classificação para as quartas de final da Copa do Nordeste não será nenhum “mar de rosas” paras os oito clubes classificados. Com Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) em arrastar a competição por todo o semestre, a disputa das próximas fases terá a concorrência dos Campeonatos Brasileiros das séries A, B e C e Copa do Mundo. Dos oito classificados, três times a Primeira Divisão durante as fases decisivas do mata-mata: Bahia, Vitória e Ceará. CRB e Sampaio Corrêa terão o desafio é conciliar as atenções do Nordestão com a Segunda Divisão. E ABC, Botafogo (PB) e Santa Cruz estarão jogando a Terceira Divisão.

Com objetivos divididos, resta saber como os clubes vão encarar a disputa regional. Sampaio Corrêa, por exemplo, deve ter a data do seu jogo de ida contra o Vitória (BA , porque ele enfrenta o Vila Nova-GO (28/4) em Goiânia (GO), na sequencia o Vitória (2/5), em São Luís, pelo Nordestão, e pega o Paysandu (4/5) também em São Luís e não será respeitado o prazo de 72h como manda a Lei.

A partida de volta do Tricolor também promete ser uma pedreira, pois Sampaio Corrêa enfrenta o Brasil (18/5) em Pelotas(RS), logo em seguida pega o Vitória (BA) na decisão pela vaga para as semifinais do Nordestão (23/5) em Salvador (BA) e na sequencia a Ponte Preta (26/5) em Campinas (SP).

Já pensando nas maratonas importantes que enfrentará, o Sampaio Corrêa aproveita os dias de folga antes da estréia na Série B, para a aprimorar o preparo físico e o próprio time titular.

O técnico do Sampaio, Francisco Diá, já pensa na montagem do time titular para a estreia. Durante os trabalhos táticos, o treinador tem realizado duas mudanças em relação a formação que entrou em campo no jogo contra o CSA, na última partida da fase de grupos da Copa do Nordeste. O meia João Paulo e o atacante Cláudio Maradona perderam espaço para as entradas de César Sampaio e Fernando Sobral.

Existe ainda a possibilidade de chegada de reforços, principalmente para o setor ofensivo, que podem entrar já na estréia da Série B.

A princípio, a formação que enfrentará o Coritiba deve ter Andrey; Bruno Moura, Maracás, Joécio e César Sampaio; William Oliveira, Silva, Fernando Sobral e Marlon; Uillian e Alyson.

Como forma de preparação, o Sampaio jogo um amistoso com o time B contra a Seleção de Rosário na reinauguração do Estádio Serejão, em Rosádio.

A estreia do Sampaio na Série B será no Castelão, porém, com portões fechados, por conta de punição imposta pelo STJD a respeito de objetos jogados na arbitragem do jogo diante do Fortaleza, na Série C 2017. A partida diante dos paranaenses será realizada dia 14 de abril, às 19h.

O Botafogo (PB) terá uma sequência ingrata no período do jogo de volta contra o Bahia na segunda fase. Antes da partida marcada para Salvador, no dia 23 de maio, o Belo encara o Santa Cruz, em Recife, no dia 20, pela sexta rodada da Série C. Três dias depois, outra pedreira na competição nacional, viaja para enfrentar o Atlético (AC), em Rio Branco.

Há ainda uma curiosidade. Santa Cruz e ABC jogam duas vezes seguidas, a primeira, pela Série C, no dia 28 de abril; e a outra, no dia 2 de maio, no jogo de ida do mata-mata do Nordestão. Já os dois duelos entre Ceará x CRB pela competição regional devem ter os dias alterados para respeitar o intervalo de 72 horas de descanso entre um jogo e outro. Isso também será necessário para Sampaio Corrêa x Vitória (2/5).

O calendário ainda prega uma outra peça. Mesmo com a interrupção das séries A e B durante a Copa do Mundo Fifa 2018, o calendário ainda dá choque com as semifinais, marcadas para 19 e 26 de junho. Para os três times que disputam a Série C a situação é ainda mais complicada, já que a Terceirona não vai parar durante o Mundial da Rússia. A final do Nordestão, no dia 10 de julho, será no mesmo de uma das semifinais da Copa do Mundo.

De volta à Série A depois de oito anos, o Ceará talvez tenha a sequência mais complicada entre todos os classificados paras as quartas de final do Nordestão. Isso porque antes do jogo de ida contra o CRB, em Maceió, o Vozão vai ter que encarar Flamengo; depois do duelo em Maceió, o jogo será contra o Corinthians.

Exemplo de 2010

No passado, já houve a experiência do Nordestão concorrendo com a Copa do Mundo. Foi em 2010, com jogos esvaziados e times recheados de jogadores sub-20. O Vitória foi campeão batendo o ABC. Com exceção da torcida rubro-negra, ninguém deu muita bola para aquele jogo. Muito menos como chegaram até ali, o Vitória eliminando o CSA nas semifinais, e o ABC passando pelo Treze.

Vale ressaltar, no entanto, a importância de se dedicar à Copa do Nordeste deste ano. Além das cotas generosas, o campeão vai embolsar mais de R$ 3 milhões em premiação, fora a receita das bilheterias, ainda há um incentivo técnico. Isso porque no vencedor garante vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019, entrando junto com os times brasileiros classificados para a Taça Libertadores, além dos campeões da Série B e da Copa Verde.

Concorrência desleal

Veja a sequência dos oito times classificados para o mata-mata da Copa do Nordeste durante os dois jogos da segunda fase.

Jogos de ida no dia 2 de maio:

Santa Cruz - ABC (28/4, Recife), ABC (2/5, Natal) e Remo (6/5, Belém)

ABC - Santa Cruz (28/4, Recife), Santa Cruz (2/5, Natal) e Botafogo-PB (6/5, Natal)

Vitória - América-MG (28/4, Belo Horizonte), Sampaio Corrêa (2/5, São Luís) e Fluminense (7/5, Salvador)

Sampaio Corrêa - Vila Nova-GO (28/4, Goiânia), Vitória (2/5, São Luís*) e Paysandu (4/5, São Luís)

Ceará - Flamengo (29/4, Fortaleza), CRB (2/5, Maceió) e Corinthians (6/5, São Paulo)

CRB - Atlético-GO (1/5, Maceió), Ceará (2/5, Maceió*) e Sampaio Corrêa (12/5, São Luís)

Bahia - Atlético-PR (29/4, Salvador), Botafogo-PB (2/5, João Pessoa) e Sport (5/5, Recife)

Botafogo-PB - Confiança (29/4, João Pessoa), Bahia (2/5, João Pessoa) e ABC (6/5, Natal)

* Jogos que devem ter o dia alterado para atender o período de 72h de descanso

Jogos de volta no dia 23 de maio:

Santa Cruz - Botafogo-PB (19/5, Recife), ABC (23/5, Recife) e Confiança (28/5, Aracaju)

ABC - Salgueiro (20/5, Salgueiro), Santa Cruz (23/5, Recife) e Remo (26/5, Natal)

Vitória - Ceará (20/5, Salvador), Sampaio Corrêa (23/5, Salvador) e Botafogo (26/5, Rio de Janeiro)

Sampaio Corrêa - Brasil (18/5, Pelotas), Vitória (23/5, Salvador) e Ponte Preta (26/5, Campinas)

Ceará - Vitória (20/5, Salvador), CRB (23/5, Fortaleza) e Grêmio (27/5, Fortaleza)

CRB - Guarani (22/5, Campinas), Ceará (23/5, Fortaleza*) e Brasil (2/6, Maceió)

Bahia - Palmeiras (19/5, São Paulo), Botafogo-PB (23/5, Salvador) e Vasco (27/5, Salvador)

Botafogo-PB - Santa Cruz (19/5, Recife), Bahia (23/5, Salvador) e Atlético-AC (26/5, Rio Branco)

* Jogos que devem ter o dia alterado para atender o período de 72h de descanso

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.