Cinema

História retratada nas telonas

Com direção de Fernando Weller, documentário "Em Nome da América" resgata histórias de voluntários que participaram do programa norte-americano Corpos da Paz e retrata os interesses dos EUA no golpe militar de 1964 no Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
(mostra de cinema)

SÃO LUÍS - O premiado documentário "Em Nome da América", de Fernando Weller, terá sua estreia nacional amanhã, em 10 cidades país. Em São Luís, o longa entra em cartaz no Cine Lume em sessões às 21h20, todos os dias. Vencedor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a produção retrata os interesses dos EUA no golpe militar de 1964 no Brasil.

“Em Nome da América” radiografa o que foi, no Brasil, a experiência de milhares de jovens voluntários da agência governamental Corpos da Paz entre os anos 1960 e 1970. Dirigido pelo fluminense radicado em Pernambuco Fernando Weller, o filme venceu o Prêmio Petrobras de Cinema, de melhor documentário, na 41a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2017 e passou com aclamação, também, pelo Festival do Rio (mostra Première Brasil), Cachoeira DOC 2017, X Janela Internacional de Cinema do Recife e Forum.Doc.BH 2017.

Com distribuição da Inquieta Cine, o documentário estreia, além de São Luís, em cidades como Rio Branco (AC), Fortaleza (CE), Recife (PE), Vitória (ES), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), São Paulo (SP), entre outras.

O longa evidencia, por meio de uma costura narrativa que inclui testemunhos, material de arquivo e documentação histórica, as contradições entre a política exterior norte-americana inaugurada no governo de John F. Kennedy e as motivações dos voluntários no auge da Guerra Fria. O golpe militar de 1964 no Brasil, a Guerra do Vietnã e a infiltração da CIA na América Latina completam o cenário localizado no enredo. Naquele momento, tanto as elites brasileiras como o governo americano acreditavam que o Nordeste brasileiro poderia se tornar uma “nova Cuba”.

Personagens

Weller rastreou centenas de ex-voluntários que viveram em Pernambuco e entrevistou muitos deles ao longo de dois anos. O perfil dos jovens americanos era diverso. Uma parte vinha tocada pelos movimentos dos direitos civis que varriam os EUA nos anos 1960 e esperava encontrar no programa uma forma de ativismo social. Já outra percebia nos Corpos da Paz uma chance para escapar do conflito bélico no Vietnã.

Para o diretor, o filme ilumina um determinado período porém reverbera no macrocosmo, em especial no que se refere aos tempos atuais. “Procuro explorar a presença ambígua dos americanos no Brasil sem julgar os personagens, mas situando suas ações em um contexto político maior, muito além das vontades individuais. Os voluntários dizem que o programa foi mais importante para eles do que para os brasileiros, pois tomaram contato com um mundo para além da bolha norte-americana. A gente percebe que, no Brasil, também vivemos em uma bolha, talvez mais fechada até. Sabemos pouco e, principalmente, menosprezamos a capacidade que governos, agências, empresas ou grupos políticos têm para interferir no curso da nossa história, sobretudo quando a intenção é manter as coisas como estão. Foi assim nos anos 1960 e não poderia ser diferente hoje”, diz o diretor.

Não por acaso, “Em Nome da América” entra em cartaz nesta quinta, 5 de abril, na mesma semana em que se completam 54 anos do golpe militar de 1964. Ao lançar luz sobre acontecimentos pouco conhecidos pelo público, oferece uma minuciosa pesquisa com farto material histórico a embasar uma verdade ainda atual: a influência dos Estados Unidos no escopo sociopolítico do Brasil.

O documentário é uma coprodução das empresas pernambucanas Jaraguá Produções e Plano 9 Produções, financiada com recursos do Funcultura-PE e do edital Longa Doc do Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio da Petrobras e distribuição da Inquieta Cine, via aporte do Fundo Social do Audiovisual.

Serviço

O quê

Exibição do documentário “Em Nome da América”

Quando

A partir de amanhã

Onde

Cine Lume

Sessões

Às 21h20 todos os dias

Ingresso

R$ 24,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.