Tensão na reta final

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O clima começou a esquentar às vésperas do fechamento da janela de filiação partidária, que termina no próximo sábado, 7. São diversos candidatos – majoritários e proporcionais – em busca de um bom abrigo partidário ou formação de uma aliança de peso para as eleições de outubro. E diante da movimentação, natural que a tensão política seja elevada à enésima potência.
E é claro que esse clima não deixa de gerar todo tipo de especulação, factoides e até fake news.
Nesta semana, por exemplo, já deram à governadora Roseana Sarney, que está consolidada no MDB, partidos tão distintos quanto DEM e PSD. O ministro Sarney Filho, que chegou a anunciar saída do PV, foi apontado no PSD e até no PP, que ora está na coligação do governador Flávio Dino (PCdoB).
O mesmo PSD atribuído a Roseana também foi destinado ao deputado Eduardo Braide, que sequer cogita deixar o PMN.
Nessa confusão de siglas e de nomes indo e voltando a cada hora, é possível tirar um cenário básico do panorama a três dias do fechamento da janela: praticamente todo o quadro partidário está fechado, faltando poucos espaços para mudanças ou reviravoltas. E estas devem ocorrer, basicamente, em legendas como PR, PSD e PSC, que não são controlados por nenhum membro da bancada maranhense e gozam de certo tempo na propaganda eleitoral. Todo o resto é especulação. Ou, como virou moda no Brasil, fake news.

Controlados
Partidos sob controle de um deputado federal ou senador na bancada maranhense, PSDB, MDB, PT, DEM, PTB, PP, PV, PRB e SD estão consolidados no Maranhão.
A menos que uma hecatombe política os faça mudar de posição, todas essas legendas seguirão o rumo eleitoral já estabelecido no estado.
Mesmo assim, ainda há quem insista na divulgação de possibilidades novas para essas agremiações.

Senadores
A ex-prefeita Maura Jorge já tem definidos os dois candidatos a senador que comporão sua chapa de candidata a governadora.
O atual suplente no exercício do mandato, Pastor Bel, e o médico Alan Garcez serão os companheiros da ex-deputada na campanha.
Falta Maura Jorge definir agora apenas o seu candidato a vice governador.

Chapas prontas
Além de Maura Jorge, apenas os pré-candidatos Roseana Sarney e Roberto Rocha já têm chapa pronta de candidatos.
Roseana terá como aliados o senador Edison Lobão (MDB) e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV).
Rocha escolheu o ex-governador José Reinaldo Tavares e o deputado estadual Alexandre Almeida, que se filiarão ao PSDB até sábado.

Fato novo
O governador Flávio Dino vai esperar o fechamento da janela partidária para anunciar o segundo candidato a senador em sua chapa.
Mas, para surpresa do que está desenhado nos meios políticos, existe a possibilidade de o escolhido não ser nenhum dos nomes já postos no grupo dinista.
O comunista trabalha com a hipótese de tirar um candidato do bolso, seja um político já tradicional, seja alguém dos meios acadêmicos e jurídicos.

Combinados
O senador Roberto Rocha (PSDB) e o deputado Eduardo Braide (PMN) fizeram acenos mútuos, ontem, sobre o caminho que seguirão nas eleições de outubro.
Rocha declarou que Braide deve compor a chapa majoritária ou proporcional da legenda, enquanto Braide sinalizou que o melhor posicionado nas pesquisas será o candidato.
Ao contrário da interpretação imediata de uma possível desavença, aliados dos dois garantem que eles estão perfeitamente articulados para manter esse mistério até as convenções.

Edilázio
O deputado estadual Edilázio Júnior deve anunciar sua saída do PV ainda esta semana.
Pré-candidato a deputado federal, ele cogitou deixar a legenda ainda no ano passado, para se fortalecer na disputa.
Há várias possibilidades de filiação ao parlamentar, mas ele deve se definir pelo PSD.

DE OLHO

R$ 1 bilhão É quanto o governo comunista de Flávio Dino contraiu em empréstimos entre 2016 e 2017. E já tem outro de R$ 500 milhões em andamento

E MAIS

• O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, já cogita renunciar ao mandato para disputar novamente uma vaga na Câmara Federal.

• O controvertido suplente comunista Fernando Furtado deixou ontem a Assembleia, com a volta do deputado tucano Neto Evangelista.

• A permanência do secretário Felipe Camarão na Seduc – pelo menos até ontem – deixa o DEM ainda sem espaços na chapa majoritária do governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.