Dividido por dois

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

Após tantas idas e vindas, encontros e desencontros, o ex-governador José Reinaldo Tavares finalmente encontrou o seu porto partidário para disputar o Senado Federal. Vai se filiar ao PSDB, que tem o senador Roberto Rocha como candidato a governador.
Mas, Tavares chega ao ninho tucano com uma proposta tão inusitada quanto inédita no Brasil: vai fazer campanha tanto para Roberto Rocha quanto para o também candidato a governador Eduardo Braide (PMN). O anúncio, feito pelo próprio ex-governador, soou tão estranho que gerou uma onda de especulações nos bastidores políticos.
Estaria José Reinaldo chegando ao PSDB com a missão de atrair o partido para a candidatura de Braide? Ou estaria Braide já convencido por Tavares a abrir mão da candidatura, fechando com Roberto Rocha?
José Reinaldo é tido como excelente estrategista da política maranhense, sobretudo pelas suas articulações vitoriosas de 2006 e 2014, quando elegeu Jackson Lago (PDT) e Flávio Dino (PCdoB). Mas desde que rompeu com Dino, ele dá sinais de confusão em sua observação política, com declarações desconexas e atos atabalhoados.
Mas, pode ser também parte da estratégia para vencer – como já declarou – aquele que ele inventou para a vida pública. O PSDB tem o controle de Roberto Rocha e do
ex-prefeito Sebastião Madeira, que são os que decidem seus destinos. Resta saber se Tavares combinou com eles.

Combinado
O deputado Eduardo Braide reagiu com tranquilidade ao anúncio de José Reinaldo no PSDB.
E mostrou-se totalmente aberto para o projeto de dois palanques defendido pelo ex-governador.
Ou Braide não será mesmo candidato a governador ou aposta que Tavares leve o PSDB para ele.

Articulador
O ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, tem se destacado como articulador do estado.
Foi ele o responsável por tomar o PSDB de Carlos Brandão e entregar ao senador Roberto Rocha, quando sentou praça em Brasília por mais de um ano.
Agora, Madeira conseguiu também dar à chapa de Rocha dois candidatos a senador: José Reinaldo e Alexandre Almeida.

Novo partido
A ex-prefeita Maura Jorge (Podemos) já recebeu o convite do vereador Chico Carvalho para se filiar ao PSL maranhense.
Carvalho representa hoje no Maranhão a candidatura presidencial de Jair Bolsonaro, com quem Maura já se acertou nacionalmente.
É provável que a candidata anuncie esta semana a sua filiação ao partido.

PP ou PR?
Faltando menos de sete dias para o fim da janela partidária, aumenta a expectativa em torno do novo partido do ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, hoje no PV.
Por muito tempo falou-se que ele iria para o PSD, que tem como principal liderança no estado o suplente de deputado federal Cláudio Trinchão.
Nos últimos dias, porém, aponta-se a possibilidade de Sarney Filho entrar no PP ou mesmo no PR, o que resultaria em uma virada no posicionamento das duas legendas.

Forçando a barra
Vetado pela direção regional do PT, o deputado federal Waldir Maranhão vai apelar para a direção nacional do partido para garantir sua filiação.
O problema é que o parlamentar tem apenas esta semana para confirmar seu novo ninho partidário, sob pena de ficar inelegível.
Os petistas não querem Maranhão candidato ao Senado e dizem que sua candidatura a deputado pelo partido prejudica a reeleição de Zé Carlos da Caixa.

Demora
A insistência de Waldir Maranhão acaba sendo estimulada pelo próprio governador Flávio Dino e sua demora em definir sua chapa de candidatos ao Senado.
O governador não quer a candidatura do deputado, mas, ao não declarar logo o seu segundo nome, mantém as esperanças do “neo-petista”.
A menos que o comunista não tenha este controle todo que tenta mostrar em relação à sua base política.

DE OLHO

R$ 2 bilhões É quanto a Codevasf, companhia que investe no desenvolvimento do Nordeste já encaminhou em projetos e equipamentos para o Maranhão

E MAIS

• Os secretários do governo comunistas que vão concorrer nas eleições de outubro deixam os cargos nesta segunda-feira, 2.

• A equipe da ex-governadora Roseana Sarney já está elaborando a agenda da nova Caravana da Guerreira, desta vez por 50 municípios.

• O vice-governador Carlos Brandão já foi comunicado de que não vai permanecer como companheiro de chapa de Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.