Negócios políticos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

É um escândalo, sob qualquer aspecto, a relação criada pelo governador Flávio Dino (PCdoB) com os dirigentes do partido Democratas no Maranhão. De uma hora para outra, empresas vinculadas à família do deputado federal Juscelino Filho e de sua mulher passaram a receber contratos milionários na Secretaria de Saúde, tanto no governo Dino quanto na Prefeitura de São Luís, do seu aliado Edivaldo Júnior (PDT).
O que pode caracterizar crime de compra de apoio político é o fato de que esses contratos começaram a prosperar no governo Dino exatamente depois que o DEM passou a compor sua base de apoio político e eleitoral.
São pelo menos duas empresas - a DIO Diagnóstico e Oftalmologia LTDA. E a CADI-Centro Avançado de Diagnóstico por Imagem - que já receberam milhões do governo Flávio Dino só agora em 2018, notadamente no período em que o debate sobre o destino do DEM estava intenso entre Juscelino Filho e seu colega, o ex-governador José Reinaldo Tavares.
Além do governo, essas empresas têm contratos com as prefeituras de São Luís, Raposa, Santa Inês, Vitorino Freire, Balsas, Pinheiro e várias outras prefeituras, administradas por aliados diretos de Flávio Dino ou familiares de Juscelino.
Os negócios de Dino com o DEM começaram a ser investigados pela oposição; e devem se transformar em representações que desembarcarão na Justiça Eleitoral, na Polícia Federal e no Ministério Público Federal.

Mudança
Pré-candidata do Podemos ao governo, a ex-prefeita Maura Jorge reuniu-se esta semana com o vereador Chico Carvalho, presidente do PSL.
O PSL é o partido de Jair Bolsonaro, que Maura Jorge vai apoiar para presidente no Maranhão.
Não está descartada nem mesmo a entrada da própria Maura no PSL.

Senador
Em nova polêmica com o ex-governador José Reinaldo, o senador Roberto Rocha conseguiu um feito importante para o seu PSDB.
O deputado estadual Alexandre Almeida confirmou que irá se filiar ao partido para concorrer a uma das vagas de senador pelo Maranhão.
Almeida leva para o ninho tucano também um grupo de vereadores de Timon e de outros municípios em que faz política.

Waldir vetado
Não durou uma semana o pedido de filiação do deputado federal Waldir Maranhão ao PT.
O factóide criado por setores da corrente Construindo um Novo Brasil foi desfeito ontem pelo presidente regional da legenda, Augusto Lobato.
Vinculado diretamente ao governador Flávio Dino, Lobato deixou claro não ver nenhuma dívida de gratidão do PT a Waldir e disse que o parlamentar atrapalharia o partido.

Do Palácio
Na verdade, a tresloucada filiação de Maranhão ao PT já havia sido desautorizada desde o dia em que o factóide foi gerado.
Na época, o presidente do PT municipal, vereador Honorato Fernandes, havia declarado veto à entrada do deputado no partido.
Assim como Lobato, Honorato também é vinculado politicamente ao Palácio dos Leões, onde Waldir Maranhão achava ter apoio para seu projeto.

Basta sair
O vereador Marquinhos da Vila Luizão se diz em dificuldades para deixar o DEM no Maranhão.
Ele queria ser candidato a senador pela legenda, mas não teve o apoio da cúpula, quer trocar de partido, mas diz que é ameaçado de processo por infidelidade partidária.
Talvez Marquinhos não saiba, mas a janela partidária aberta desde o dia 7 de março - e que se fechará em 7 de abril - foi criada exatamente para permitir esta troca de legenda.

Outros rumos
Em crise forte com o senador João Alberto e seu filho, deputado João Marcelo, o ex-vereador Fábio Câmara ainda estuda deixar o MDB.
Mas tem sido aconselhado pelo também deputado Hildo Rocha, com quem deve fazer parceria nas urnas, a aguardar até o sábado, 7.
Há rumores de que Rocha poderá assumir o comando de uma forte legenda no Maranhão, a ponto de garantir espaço de poder também para Câmara.

DE OLHO

R$ 4,7 milhões Foi quanto faturou do governo Flávio Dino o IDP, instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes somente em 2017

E MAIS

• O setor empresarial do DEM no Maranhão reúne irmãos, esposas, cunhados, sogros e sogras dos deputados Juscelino Filho e Stênio Rezende.

• Sem argumentos para a truculência da sua polícia de trânsito, Flávio Dino agora tenta criminalizar as denúncias de Wellington do Curso sobre o assunto.

• Mudanças no horizonte político-eleitoral para partidos como PRB, PP, PR, PSC e até DEM devem se concretizar até sábado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.