Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
VICE-PRESIDENTE da CBF e membro do Conselho Mundial da FIFA, o empresário Fernando Sarney foi recebido ontem pelo presidente do Sistema Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, acompanhado pelo diretor regional do SENAC, José Ahirton Lopes e o superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros. Durante mais de uma hora, Arteiro mostrou as novas e modernas instalações da sede da Fecomércio, na Avenida dos Holandeses, falou dos projetos futuros da instituição e confirmou que é candidato a um novo mandato de quatro anos à frente da entidade, cuja eleição será na primeira semana de abril. Acima, Fernando Sarney ao lado de José Arteiro; à direita, com Arteiro, Ahiton Lopes e Max de Medeiros
VICE-PRESIDENTE da CBF e membro do Conselho Mundial da FIFA, o empresário Fernando Sarney foi recebido ontem pelo presidente do Sistema Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, acompanhado pelo diretor regional do SENAC, José Ahirton Lopes e o superintendente da Fecomércio-MA, Max de Medeiros. Durante mais de uma hora, Arteiro mostrou as novas e modernas instalações da sede da Fecomércio, na Avenida dos Holandeses, falou dos projetos futuros da instituição e confirmou que é candidato a um novo mandato de quatro anos à frente da entidade, cuja eleição será na primeira semana de abril. Acima, Fernando Sarney ao lado de José Arteiro; à direita, com Arteiro, Ahiton Lopes e Max de Medeiros
NA NOITE de domingo, no restaurante Cabana do Sol, bate-papo dos empresários José Carlos Salgueiro, Jeová Barbosa e o piauiense Paulo Henrique Pereira, que esteve circulando em São Luís em viagem de negócios
NA NOITE de domingo, no restaurante Cabana do Sol, bate-papo dos empresários José Carlos Salgueiro, Jeová Barbosa e o piauiense Paulo Henrique Pereira, que esteve circulando em São Luís em viagem de negócios

Encontro de Empresários
Com o tema “Compliace para Stakeholders e Convalidação de Incentivos Fiscais”, a Fiema promove no dia 4 de abril, o 21º Encontro com Empresários, em São Luís.
A iniciativa pretende atualizar os participantes sobre as notícias, desafios, tecnologias e inovações do mercado, além de proporcionar troca de experiências e networking.
A ação será realizada no Salão Nobre da Casa da Indústria, e conta com um café da manhã e palestras específicas sobre os temas atuais.
Em tempo: o encontro terá especialistas nas áreas de mercado, gestão, ouvidoria e jurídica.

Temer no páreo
Depois que ouviu aq voz experiente do ex-presidente José Sarney, o presidente Michel Temer está ligando aos presidentes estaduais do PMDB para acertar a data do encontro em Brasília.
Até a metade de abril, quando todos estiverem reunidos, Temer anunciará sua candidatura à reeleição.
O vice na chapa será o ministro Henrique Meirelles, para reforçar as bandeiras da campanha: inflação baixa e queda na taxa de juros.
A propósito: em conversa com parlamentares, esta semana, Temer lembrou o que ocorreu nas eleições de candidatos do PMDB no Rio Grande do Sul: tinham 3% na primeira pesquisa e depois deslancharam até a vitória.
Exemplo semelhante – e de triste memória – também ocorreu no Maranhão.

Quem vai acreditar?
O último ano dos governos estaduais costuma ser o da injeção de dinheiro em obras para reforçar as campanhas eleitorais. Agora, não se repetirá.
Com os cofres esvaziados, haverá o uso da tática desgastada e cada vez mais incerta das promessas.
Passaram-se quase três anos e meio sem que os administradores encontrassem saídas do labirinto.

Exatidão
Sobre notícias falsas, uma experiente raposa do jornalismo afirma que não há forma de certificação melhor para a notícia do que o jornalismo.
Por quê? Em primeiro lugar, porque o jornalismo é profissional.
Em segundo, porque o jornalista tem cara, tem endereço e pode ser responsabilizado se errar.

Atenção nas estradas
Quem viaja pelas estradas intermunicipais do Maranhão sempre precisa ficar atento, pois relatos de acidentes têm sido muito comuns.
No último fim de semana, a vítima foi o deputado estadual Júnior Verde, que sofreu acidente de carro no município de Vargem Grande, quando cumpria agenda oficial a caminho da cidade de Afonso Cunha.
O veículo perdeu o controle e capotou. Verde foi trazido para São Luís. Aqui foi submetido a exames no Hospital São Domingos e recebeu alta no início da noite.
O deputado passa bem e retornou às atividades parlamentares.

Sinal Vermelho
Se o ritmo da exploração da fauna e flora das Américas não mudar, em 2050 haverá 15% menos plantas e animais do que atualmente.
Em relação ao período da colonização do continente, a redução será de 40%.
Os dados são de relatórios sobre a biodiversidade divulgados pela ONU.
A pesquisa estima que, em valor monetário, a biodiversidade das Américas vale US$ 24,3 trilhões.
O valor é superior ao PIB dos Estados Unidos.

Vale critérios técnicos
Andou bem o presidente da República, Michel Temer, ao determinar que o Banco Central deverá aprovar as nomeações de dirigentes dos bancos públicos federais, que serão indicados, a partir de agora, com base em critérios técnicos. A regra prevista na Lei das Estatais vai incluir agora integrantes dos conselhos administrativos e executivos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

TRIVIAL VARIADO

Coisas nossas, muitos nossas: o País parado em frente ao televisor vendo, torcendo, reclamando, comemorando e xingando o resultado. Em campo e na boca do povo, os ministros do Supremo Tribunal Federal.

É a mais pura ilusão o que deu num site: “Plenário da Câmara dos Deputados aprova urgência para proibição de casamento de menores de 16 anos”. Parlamentares imaginam que a lei terá algum efeito?

O Festival Internacional do Circo vai se realizar de 11 a 15 de abril em São Paulo. Mas o local poderia ser também a Ilha de São Luís, onde não faltam picadeiros, equilibristas, ilusionistas e fauna exuberante.

Comentário de Ivo Bucaresky, ex-diretor da Anvisa: logo após a legalização do Viagra, choveram pedidos de registros de medicamentos genéricos na agência. Um deles chamou atenção dos diretores: “Déjà vu”.

A crise de reputação do Facebook é consequência de um problema antigo e totalmente previsível: toda concentração exagerada de poder é nociva.

Moacir e Donizetti Machado decolam hoje para o Goiás. Vão passar os feriados da Semana Santa visitando as fazendas que possuem em Piracamjuba, no interior goiano.

DE RELANCE

Futuro de Lula
“Não contem com prisão do Lula dia 4 de abril, seja qual for o desfecho do julgamento no Supremo” – diz o ex-ministro do STJ Gilson Dipp. Com um habeas corpus chancelado pelo STF, dificilmente Lula seria preso antes de o trânsito em julgado do processo. Além de eventual embargos dos embargos a ser ajuizado no próprio TRF4, ainda cabem à defesa de Lula recurso especial no Superior Tribunal de Justiça e recurso extraordinário no próprio STF. Antes desta análise final, o que poderia levar anos, Lula dificilmente
teria o habeas cassado.

Futuro de Lula 2
Se o STF negar o habeas corpus, Lula pode ser preso? Sim. Todavia, é difícil precisar quando uma ordem de prisão poderia ser expedida. Em tese, Lula só poderia ser preso após a publicação do acórdão do habeas pelo STF. Em geral, a Corte demora para publicar suas decisões. Advogados renomados e ministros aposentados de tribunais superiores acrescentam que ainda caberiam embargos de declaração, o que retardaria a conclusão do julgamento do habeas.

Adriane na Globo
Demorou, mas aconteceu. Aos 44 anos, Adriane Galisteu fechou contrato com a Globo para fazer a próxima novela das sete, O Tempo Não Para. A senhora Iódice viverá a personagem Zelda Lacocque. O comentário nos corredores do Projac é que Faustão, por debaixo do pano, deu aquela
força para a contratação da loira.

Tudo no esquecimento
A Operação Lava Jato já deflagrou 50 operações. Mas merece um prêmio quem souber do que trata cada uma delas. Essas operações começam com grande espalhafato (a TV Globo é informada na véspera) e depois caem no completo esquecimento.

Lorota confirmada
Desconfiado até da sombra, o brasileiro viajante torceu o nariz quando empresas aéreas começaram a cobrar por bagagens despachadas, mas ao tempo prometeram queda nos preços das passagens. A lorota se confirmou, como foi antecipado por esta coluna. Segundo a Anac, das 10 rotas mais movimentadas do Brasil, seis tiveram estabilidade ou alta nos preços e quatro ficaram mais baratas, mas só nos primeiros meses após a adoção da medida.

Tomem nota para conferir
Chico Buarque está pensando em incluir São Luís na turnê “Caravanas”. Sua equipe de produção está avaliando os possíveis locais. Seria um golaço para a cidade entrar no mapa do que de mais importante está acontecendo na cultura brasileira. E na música, independentemente de posições políticas,
Chico sempre mandou muito bem.

Os liberais
No Brasil, quem se diz liberal é chamado de “direita” e por isso os verdadeiros liberais não se assumem como tal. Óbvio que o país precisa de um candidato a presidente liberal e por isso Rodrigo Maia (DEM), João Almoêdo (Novo) e Flávio Rocha (PR)
deveriam conversar.

Fundo eleitoral
Em ano eleitoral vale tudo. Alguns deputados federais receberam semana passada uma estranha mensagem pelo whatsapp: “Venha para o PRTB e garanta sua reeleição. Maiores informações responda esta mensagem ou ligue para (11) 94012-7812 ou (61) 98190-0047 tratar com João Garcia.” Eu, hein?

Para escrever na pedra:
“Nunca saberás o que é suficiente até que saibas o que é mais do que suficiente”. De William Blake.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.