FALTA DE AULA

Estudantes estão sem aulas em duas escolas de São Luís

No Centro de Ensino Sotero dos Reis, no Centro, a reforma impede alunos de terem aulas

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Centro de Ensino Sotero dos Reis está em reforma e sem aulas
Centro de Ensino Sotero dos Reis está em reforma e sem aulas (Sotero dos Reis)

Alunos de duas escolas da rede pública de ensino da capital estão com o calendário didático do ano letivo prejudicado por causa de obras de reforma no prédio onde estudam ou falta de professores. Pais reclamam da situação.
No Centro de Ensino Sotero dos Reis, na Rua São Pantaleão, no Centro, obras no telhado do prédio onde funciona a escola, iniciadas há algumas semanas, estão deixando os estudantes sem aula. Os serviços foram determinados pelo Governo do Estado, após protesto de professores.

Segundo pais que estavam no local para saber informações sobre quando as aulas terão início, o informe foi de que, até o próximo mês, as obras estariam concluídas e as aulas seriam restabelecidas.
Já na Unidade de Ensino Básico (UEB) Dr. Aquiles Lisboa, no Bonfim, área Itaqui-Bacanga, os estudantes não estão tendo as aulas necessárias porque, segundo eles, faltam professores de algumas disciplinas. O fato revoltou alguns pais, que fizeram manifestações na manhã de ontem, 27.

Nessas escolas, a estimativa é de que pouco mais de 700 estudantes estejam sem aulas e ficam em casa, enquanto os pais estão tomando providências para que seus filhos não percam o ano letivo.
O prédio onde funciona atualmente a UEB Dr. Aquiles Lisboa é o retrato do descaso. Faltam pintura, manutenção e capina, o que faz com que o ambiente não seja condizente com sua função.

Com relação ao Centro de Ensino Sotero dos Reis, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que em 2010 foi iniciada uma reforma, prevista para conclusão em seis meses e entregue após três anos. A obra, realizada pelo atual governo, segue em ritmo acelerado e dentro do cronograma estabelecido, em acordo com a comunidade escolar, inclusive em reuniões com pais e professores.

Após a conclusão da primeira etapa, os alunos retornarão às aulas e o calendário escolar será readequado, com reposição aos sábados e o cumprimento dos 200 dias estabelecidos pela legislação vigente.

A reforma da escola faz parte do Programa Escola Digna, criado pelo Governo do Estado do Maranhão, que já se consolidou como o maior programa de investimentos educacionais da história do Maranhão, com mais de 700 obras estruturantes, entre reformas, construções, revitalizações e reconstrução de unidades escolares, em todas as regiões maranhenses.
A Prefeitura de São Luís não respondeu aos questionamentos sobre a UEB Dr. Aquiles Lisboa, até o fechamento desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.