INCLUSÃO

Projeto realiza ações para pessoas com síndrome de Down

Discussão da inclusão social está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e ação realizada no sábado, incluiu caminhada e outras atividades voltadas à quem tem a síndrome de Down

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

O Projeto LUDIC realizou, na tarde de sábado, 17, uma ação social para pessoas com síndrome de Down. As atividades foram realizadas na Reserva do Itapiracó, e contaram com participação de mais de 100 pessoas. Entre as programações, ocorreu a II Caminhada Amor Pelo 21, que faz referência ao cromossomo 21, onde há alterações que causam a síndrome de Down e atrasos no desenvolvimento intelectual, em alguns casos.

O projeto conta com ajuda de parceiros para levar, entre outras formas, principalmente alegria às crianças coma síndrome. Uma dessas maneiras foi por meio da musicoterapia, na qual terapeutas utilizam da música para ajudar na descontração da meninada.

"Somos diferentes, mas temos direitos iguais", começou a explicar a terapeuta Rôse Cristina Belo, responsável pela ação. "Atividades como essas ajudam essas crianças a se entrosarem e se sentirem bem, com suas famílias, em um ambiente onde todos podem se considerar iguais", refletiu.

A ação também agradou muito quem participou das atividades propostas pelo projeto, que elogiaram e disseram que queriam mais edições. Foi o caso da professora Salviane Sousa Mendes, de 31 anos, mãe do pequeno João Lucas, de 2 anos, que tem a síndrome.

"A discussão da inclusão social está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Assim sendo, acho muito válida ação como essa para que a gente possa dar um dia de muita alegria, principalmente a essas crianças que estão com uma vida inteira pela frente", concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.