Perfil

Pesquisa: candidato deve conhecer o país

Levantamento do Ibope para CNI aponta também que eleitor confia em quem já foi prefeito ou governador

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

As característica profissional mais importante de um candidato à presidência para os brasileiros, segundo pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), é conhecer os problemas do país. Essa foi a resposta de 89% dos entrevistados.

As outras características mais importantes para os brasileiros são a de ter experiência em assuntos econômicos (77%), seguida de ter boa formação educacional (74%) e ter uma boa relação com movimentos sociais (71%).

Com o título de “Retratos da Sociedade Brasileira – Perspectivas para as eleições de 2018”, a pesquisa CNI/Ibope entrevistou 2 mil pessoas de 127 municípios entre 7 e 10 de dezembro de 2017. Os números estão sendo divulgados nesta terça-feira (13) no Twitter da CNI.

Os dados também mostram que, apesar de a maioria dos brasileiros (64%) concordarem que o partido do candidato à presidência é importante, 72% podem votar em um nome específico, independentemente do partido no qual o candidato esteja.

Segundo a pesquisa, 48% não têm preferência ou simpatia por nenhum partido político. O partido que apresenta maior percentual de apoiadores é o PT, que conta com a simpatia ou preferência de 19% dos brasileiros. O MDB e o PSDB aparecem com 7% e 6% de apoiadores.

A pesquisa aponta o percentual dos brasileiros que consideram importante o candidato acreditar em Deus e ter a mesma religião que ele, eleitor.

Os resultados mostram que praticamente oito em cada dez brasileiros (79%) concordam totalmente ou em parte de que é importante que o candidato a presidente acredite em Deus. Contudo, apenas 29% acham muito importante que o candidato seja da sua religião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.