Doações em falta

Estoque do banco de sangue do Hemomar está em situação crítica

Os tipos sanguíneos “O” positivo e “A” negativo apresentam quantidade adequada, até o momento; outros tipos estão na quantidade mínima ou em declínio; as doações não acompanham a necessidade, segundo o setor de captação

Daniel Júnior

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
O Hemomar diz que o número de doadores e espera aumentar o estoque de sangue.
O Hemomar diz que o número de doadores e espera aumentar o estoque de sangue. ( O Hemomar diz que o número de doadores e espera aumentar o estoque de sangue)

SÃO LUÍS - O estoque do banco de sangue do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) está em situação crítica. Os tipos sanguíneos “O” positivo e “A” negativo são os únicos que, até o momento, apresentam uma quantidade satisfatória, enquanto os outros tipos apresentam a quantidade mínima ou preocupante, de acordo com a coordenação do Setor de Captação do Hemomar, na Jordoa, em São Luís.

“ A necessidade de utilizar o sangue doado é maior do que a quantidade de doadores e essa necessidade vem aumentando a cada dia. As doações não acompanham a demanda. Apenas dois tipos sanguíneos, “O” positivo e “A” negativo, possuem uma quantidade satisfatória pelo menos até o momento, mas os outros tipos apresentam uma situação preocupante, um declínio no estoque”, revelou Socorro Ferreira, assistente social e coordenadora do Setor de Captação do Hemomar.

Socorro Ferreira também destaca o baixo número de doadores durante períodos festivos e o que vem sendo realizado para atrair adeptos nessas datas. “Quando tem alguma comemoração, é muito baixo o número de doadores. No Carnaval, São João e final de ano fazemos campanhas estratégicas para conseguir uma quantidade satisfatória de doadores. Além disso, temos uma mobilização no interior do estado, igrejas, faculdades, inclusive com o ônibus da Hemomar, onde realizamos a coleta externamente. Vamos até o doador”, acrescentou.

Após saber que um amigo muito próximo estava precisando de sangue, a estudante Ana Karine Gonçalves Sodré, de 26 anos, decidiu doar. “Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas eu não tinha um impulso para isso. Depois que um amigo meu necessitou, decidi fazer esse ato. Faço até hoje. Todos os anos venho no Hemomar”, explicou Karine Sodré a O Estado enquanto se preparava para doar.

“Doou sangue para ajudar a salvar vidas. Tiro um tempinho e venho aqui no Hemomar com esse objetivo”, contou o serralheiro Sandro Pinheiro Pereira, de 42 anos. O motorista Luís Rodrigo dos Reis, de 25 anos, também é adepto a doar sangue e falou da importância desse ato. “É importante fazer a doação para ajudar as pessoas que necessitam. É só não olhar para a seringa e relaxar. Eu olho para o outro lado”, brincou Reis.

Para doar

De acordo com o Hemomar, os doadores devem apresentar documento oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter ente 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores só doam mediante autorização do responsável maior de idade; pesar acima de 50 kg; dormir bem nas últimas 24h; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, como permanência em prisões, uso de drogas injetáveis, vida sexual promíscua e outras. Em cada doação, são realizados exames que incluem pesquisa para hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, Síflis e outras doenças.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h; aos sábados, das 7h30 às 12h. O Hemomar está localizado na Rua 5 de Janeiro, s/n, Jordoa, em São Luís. Se tem dúvida sobre a doação de sangue, é só ligar para o Disque Sangue no 0800 280 6565

Números nível nacional

De acordo com o Ministério da Saúde, são realizadas 3,4 milhões de doações de sangue por ano no Brasil e cerca de 1,6% da população contribui. A quantidade de doadores é superior ao mínimo de 1% estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba mais

O corpo de uma pessoa possui em média cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml. Toda pessoa saudável por doar sangue sem prejuízo à saúde, com intervalo de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens.

Fonte: Hemomar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.