Previsão do tempo

Média de chuvas em fevereiro superou 22,5% índice de 2017

Percentual pluviométrico do segundo mês do ano em São Luís também superou a média histórica do período; tendência é que março seja mais chuvoso do que o mês que o precedeu, conforme dados do Núcleo Geoambiental da Uema

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Fevereiro  bateu a média histórica de chuvas no período, e em março espera-se  mais chuva
Fevereiro bateu a média histórica de chuvas no período, e em março espera-se mais chuva (chuva)

A média de chuvas em fevereiro deste ano em São Luís superou em 22,5% o índice registrado no mesmo mês de 2017. O dado - levantado por O Estado, com base em informações fornecidas pelo Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) - aponta ainda que o percentual pluviométrico do segundo mês do ano também já superou a média histórica do período. A tendência, de acordo com os meteorologistas, é de que março seja mais chuvoso do que o mês anterior.

Até o momento, de acordo com a última atualização do Nugeo, a capital maranhense já registrou 455 milímetros (mm) de chuva, número elevado, especialmente devido à intensa precipitação na cidade registrada na madrugada e manhã de domingo, 25. Em fevereiro do ano passado, choveu 352,5 mm. Considerando a média histórica - que é de 373 mm -, fevereiro deste ano também bateu recorde.

A previsão é de que, em março, chova aproximadamente 428 mm, segundo a Uema. “Caso seja seguida a tendência de crescimento verificada em fevereiro, março também será um mês de recorde de índice pluviométrico na cidade”, afirmou Márcio Elói, meteorologia do Nugeo da Uema. Ele cita a interferência das temperaturas oceânicas e a influência de frentes frias oriundas de outras partes do país como causas para os altos índices pluviométricos na cidade.

O meteorologista frisou ainda que o período de altas chuvas na cidade pode estar por vir, já que, considerando as médias históricas, o mês de abril é considerado mais propenso a chuvas. De acordo com dados do Nugeo, historicamente, em abril, chove normalmente 475,9 mm. “Se for seguida a média histórica, teremos um abril ainda mais chuvoso do que foram os primeiros meses do ano”, explicou Elói.

Outras cidades
Ainda de acordo com dados do Nugeo, atualmente a capital São Luís é a quinta cidade do estado com maior índice pluviométrico. Do total de cidades analisadas neste mês de fevereiro, a cidade fica atrás apenas de Alcântara (497,5 milímetros), Zé Doca (483,5), Buriticupu (473,6) e Coroatá (464,5).

Algumas cidades apresentam números altos de chuvas, outras como Colinas (188,3 milímetros), Alto Parnaíba (147,4) e Estreito (114,2) estão com médias abaixo da estimativa.

Em janeiro, ainda segundo o Nugeo, choveu aproximadamente 253 milímetros na capital maranhense. O número também ficou acima da média histórica do período, quando normalmente são esperados 244 milímetros de chuva.

Consequências
O aumento do nível de chuvas na cidade alerta para os cuidados com a conservação dos imóveis, especialmente aqueles considerados tombados pelo poder público ou mantidos fechados por particulares.

No domingo, 25, parte de um prédio na Rua Celso Magalhães, no Centro, desabou. Por sorte, ninguém ficou ferido. Após averiguações da Defesa Civil Municipal, foi recomendada a demolição do prédio, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

SAIBA MAIS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo nublado, com tendência de chuva para a capital maranhense no dia de hoje, 28.

Cidades com maior índice pluviométrico em fevereiro/2018

Alcântara – 497,5 mm
Zé Doca – 483,5 mm
Buriticupu – 473,6 mm
Coroatá – 464,5 mm
São Luís – 455 mm

Fonte: Núcleo Geoambiental da Uema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.