Evento nacional de jovens empresários acontece em SL

Encontro contará com a presença de lideranças de todo o país, durante dois dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(Estado Econômico)

Jovens empreendedores de todo o Brasil vão se reunir em São Luís nos dias 22 e 23 deste mês, durante a 84ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação Nacional de Jovens Empresários (AGO/Conaje). O evento acontecerá no Hotel Pestana, oportunidade em que jovens lideranças de todo o país debaterão sobre os temas mais relevantes envolvendo a cultura empreendedora, além de medidas e projetos da entidade.
"Nas AGOs, reunimos os jovens empresários de todo o Brasil e levamos ao Conselho da Conaje proposições importantes acerca da entidade e do jovem. É um momento de definições e discussões para o melhor direcionamento dos trabalhos da entidade", ressaltou o presidente da Conaje, Guilherme Gonçalves.
A organização do evento ficou a cargo da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) e do Conselho do Jovem Empresário da Associação Comercial do Maranhão (Conjove/ACM).
Para o presidente da AJE-MA, Jurandy Theophilo, o evento é mais um compromisso com a valorização do jovem empreendedor do estado, uma vez que “concilia a atuação das esferas pública e privada em sua realização".

MEIs excluídos no MA

Mais de 1,37 milhão de micrompreendedores individuais (MEIs) inadimplentes já estão com seu CNPJ cancelado por falta de regularização na Receita Federal. O Maranhão está na 15ª posição do ranking em número de cancelamentos, com 22.499 MEIs excluídos.
O Maranhão, que chegou a 100 mil MEIs no final do ano passado, passou
a contar agora com 77.501, uma redução de 22,4%.

Menos imposto

O presidente da Associação Médica do Maranhão, Mauro César Oliveira, reuniu-se com o secretário municipal da Fazenda, Délcio Rodrigues, e outros membros de entidades, a fim de solicitar esclarecimentos sobre o novo código tributário municipal e ainda discutir uma possível redução da alíquota do ISS.
A classe dos advogados, por exemplo, tem sido beneficiada por um mandado de segurança, e os profissionais da saúde também querem a tarifa diferenciada.

Pós-graduação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai) está com inscrições abertas para a Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança em Redes de Computadores. O curso é inédito no Maranhão e fruto de termo de cooperação técnica firmado entre a entidade do Sistema Fiema e a Faculdade Senai Fatesg, que integra o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás. Os interessados podem se inscrever pela internet, no site www.fiema.org.br.

Organização reduz custos

Todo mundo imagina as lojas de autopeças usadas, ou sucatões, como amontoados de peças dispostas em qualquer lugar, tudo muito bagunçado. Mas nem sempre é assim. Inaugurou na Areinha, a MG Imports, loja de autopeças novas e usadas, para veículos nacionais e importados, onde a organização é um diferencial, o que proporciona aos funcionários menos tempo procurando peças no estoque e reduzindo custos.

Palestra

A Delegacia da Receita Federal em São Luís realizará nesta segunda-feira, 19, palestra gratuita sobre o Simples Nacional. O evento será realizado no Auditório do Ministério da Fazenda (Canto da Fabril), das 8h às 12h, sob a orientação da auditora-fiscal Catherine de Assunção Costa.
O Simples é um sistema de pagamento simplificado e unificado de vários tributos.

Frase

“A função primordial da pré-estruturação de um processo de securitização de recebíveis é realizar uma análise profunda da qualidade dos recebíveis ”

Carlos Álvaro Martins Braga
Consultor de estruturação de projetos

Varejo

Jovem aprendiz
A Aprendizagem Profissional fechou 2017 com 386.791 jovens contratados de janeiro a dezembro. A inserção dos jovens no mercado de trabalho se manteve estável em relação ao ano anterior, quando foram registradas 386.773 admissões. São Paulo liderou o ranking, com 108.300 contratações, seguido por Minas Gerais, com 40.240, e Rio de Janeiro, com 35.088.

Inflação em baixa
No primeiro mês do ano, o Nordeste apresentou inflação de 0,24%, abaixo da registrada nacionalmente (0,29%). Para o mês de janeiro, a média brasileira foi a menor desde que o Plano Real foi criado, em 1994.

Declaração do IRPF
O período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física começa em março. O vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Samir Nehme (foto), orienta: “É importante juntar todos os documentos desde já e não deixar essa tarefa para a última hora, já que é preciso fazer o lançamento de todos os rendimentos”.

Produção agropecuária
A primeira estimativa do valor bruto da produção agropecuária (VBP) para 2018 é de R$ 516,6 bilhões, abaixo 4,9% do valor de 2017 (R$ 543,3 bilhões). As lavouras apresentam redução real de 6,2% e a pecuária, de 2,3%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pela Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Cartão BNDES Agro
O produtor rural pessoa física já pode solicitar o cartão BNDES Agro, emitido exclusivamente pelo Sicoob. Lançado em agosto de 2017, o produto é mais uma ferramenta de fomento aos negócios no campo para os cooperados produtores rurais, principalmente pela acessibilidade, desburocratização e agilidade que o cartão proporcionará na disposição de recursos. O cartão possibilita o apoio financeiro para o custeio de safras, aquisições de implementos agrícolas, entre outros itens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.