Ciência

Superlua poderá ser vista de São Luís; saiba de onde observar

O fenômeno da Superlua é um evento caracterizado pela aproximação máxima entre a Lua e a Terra.

O Estado, com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(lua / eclipse)

O Observatório Astronômico da Física (OBAFIS) promoverá a observação da segunda Superlua do mês de janeiro (também conhecida por “Lua Azul”). A observação será realizada no Viva Cidade Operária, a partir das 18h30, nesta quarta-feira (31), aberta para toda a comunidade.

A atividade faz parte da lista de ações que o OBAFIS realiza com o objetivo de propagar os saberes da Astronomia para todo o público de São Luís.

Superlua

O fenômeno da Superlua é um evento caracterizado pela aproximação máxima entre a Lua e a Terra, e quando nesse ponto a Lua está na sua fase cheia. Estes dois fatores quando coincidem, proporcionam a Superlua. No dia da observação, o satélite natural da Terra estará a, aproximadamente, 360 mil km de distância da Terra, podendo ficar até 14% maior e 30% mais brilhante que o normal.

Outro fenômeno que ocorrerá no mesmo dia é a Lua Azul. E não, a Lua não ficará com um tom azulado! Este evento lunar se caracteriza por ser a segunda lua cheia no mesmo mês (a primeira foi no dia 1º deste mês), e normalmente a Lua chega a sua fase cheia uma única vez ao mês. A segunda lua cheia é nomeada de Lua Azul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.