Fenômeno da natureza

Nova superlua afeta maré e causa transtornos em São Luís

Em noite de lua cheia, a elevação dos níveis do mar provocou danos na Ponta d´Areia e impossibilitou o descarregamento de produtos no Mercado do Peixe

Thiago Bastos - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Área próxima do Mercado do Peixe foi alagada pela maré alta
Área próxima do Mercado do Peixe foi alagada pela maré alta

A nova superlua, registrada na noite desta terça-feira, 13, em São Luís, afetou o movimento das marés e causou transtornos em pontos da capital maranhense. O fenômeno da elevação dos níveis do mar provocou danos na Ponta d´Areia e impossibilitou o descarregamento de produtos no Mercado do Peixe.

Por causa da elevação das marés, caminhões com mercadorias para serem comercializadas a partir desta quarta-feira, 14, tiveram que aguardar por várias horas para efetuar a entrega da carga no Mercado do Peixe - um dos polos de distribuição na cidade de peixes e frutos do mar. O caminhoneiro Márcio Rogério, vindo da cidade paraense de Bragança – distante 646 quilômetros da capital maranhense –, foi um dos profissionais prejudicados. “Com certeza, a carga não corre o risco de estragar, mas é uma complicação, já que vai atrasar toda a entrega”, disse.

De acordo com o funcionário do Mercado do Peixe José Soares, a subida da maré nas proximidades do local é algo comum, especialmente em noites de lua cheia. “É algo que acontece demais. Mas, nesta noite, realmente a maré subiu demais”, disse. A maré ficou a menos de cinco metros da área dos boxes do Mercado do Peixe.

Muro de contenção na Ponta d'Areia foi afetado pela força da maré
Muro de contenção na Ponta d'Areia foi afetado pela força da maré

Na Ponta d´Areia, o muro de contenção – que já estava parcialmente destruído – foi novamente afetado com a força da maré. Algumas pessoas aproveitaram a ocasião para contemplar o fenômeno ou mesmo pescar um peixe. “Deu para pegar pelo menos um aqui”, disse o pescador José Antônio, que usava apenas uma linha e um anzol para fisgar os peixes.

Saiba mais

De acordo com a tábua de marés, o máximo da altura do mar, 6,3 metros, foi atingido às 18h19 desta terça-feira.

Alagamento próximo ao Mercado do Peixe impediu descarregamento de mercadorias
Alagamento próximo ao Mercado do Peixe impediu descarregamento de mercadorias

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.