Fenômeno

Superlua ilumina São Luís

Tamanho do astro a olho nu deixou desapontada muita gente, mas outros apreciaram o fenômeno com entusiasmo

Thiago Bastos / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Estudiosos e populares acompanharam  a Superlua na praça Gonçalves Dias
Estudiosos e populares acompanharam a Superlua na praça Gonçalves Dias (superlua 2016)

A população de São Luís apreciou, na noite de ontem, 14, a Superlua – fenômeno que não era registrado com esta característica havia 68 anos e que ocorre quando a distância entre a lua e o planeta Terra fica menor. Algumas pessoas assistiram ao fenômeno em locais altos, para facilitar a visualização, mas o tamanho do satélite a olho nu desapontou muita gente, sendo que outros assistiram animados ao fenômeno.

Um dos locais da cidade com maior concentração de admiradores do fenômeno de ontem, 14, foi a Praça Gonçalves Dias, no Centro. No local, estudantes do curso de Física e pesquisadores de Astronomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) se reuniram e utilizaram telescópios para ver a Superlua, que surgiu às 18h45.

O professor de Física da UFMA, Éder Nascimento, explicou a O Estado que a capital maranhense é um dos melhores locais do país para a visualização do fenômeno. Segundo o especialista, a posição da Ilha (próximo à linha do Equador) e a baixa incidência de nuvens propiciam a visualização.

“Com estes fatores, ao contrário do que ocorreu em outras partes do país, foi possível ver a lua de uma forma inédita, em comparação às últimas décadas”, disse.

Ainda de acordo com ele, a observação do fenômeno será importante para pesquisas futuras, especialmente sobre o futuro do sistema solar. “É fundamental a observação mais precisa da Lua, por exemplo, para a gente entender por exemplo sobre aspectos deste satélite e também, se possível, entender outras especificidades do sistema solar”, disse.

Público
Muita gente esteve ontem na Praça Gonçalves Dias. O tamanho provocou decepção em muita gente que se preparou para assistir, mas outros apreciaram o fenômeno com entusiasmo, por causa da raridade.

A estudante de Odontologia, Juliana Chaves, saiu mais cedo da faculdade apenas para apreciar o fenômeno. “Eu trouxe até mesmo meu celular para fazer as imagens, no entanto, pelo menos a olho nu, a lua foi menor que o esperado. Mesmo assim, chamou a atenção”, disse.

Saiba Mais

Fenômeno

A distância do perigeu – ponto da órbita mais próximo da Terra – da Lua foi de 356.511 km. Este foi o espaço mais curto entre a Terra e a Lua desde 26 de janeiro de 1948. A próxima ocasião em que a Lua estará tão próxima da Terra será em 2034. No entanto, o auge do perigeu deverá ocorrer em 2054, com 356.424 km de distância.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.