Empreendimento

Centro de Distribuição do Grupo Mateus é inaugurado em São Luís

Quando da conclusão das quatro etapas do projeto, o CD será o maior do Nordeste, tanto em tamanho quanto em capacidade de armazenagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Um dos maiores empreendimentos de logística do Nordeste, o Centro de Distribuição (CD) do Grupo Mateus foi inaugurado ontem, no Km 12 da BR-135, Distrito Industrial de São Luís, um investimento de R$ 200 milhões. E a primeira etapa da Central de Fatiamento e Porcionamento já está em pleno funcionamento.
O evento foi prestigiado por empresários de diversos segmen­tos do Maranhão e de outros estados, representantes dos poderes Executivo, entre os quais o governador Flávio Dino, do Legislativo e do Judiciário, entre outros convidados.
Nesta primeira etapa, o Centro de Distribuição tem 20 mil m² de área construída, sendo que mais 20 mil m² de área serão construídos até o final deste ano. O projeto prevê que, quando da conclusão das quatro etapas, até o fim de 2019, o CD de São Luís, com área total de 115 mil m², seja o maior da região Nordeste, tanto em tamanho, quanto em capacidade de armazenagem, que será de 122 mil pallets.
O diretor de Logística, Márcio Régis, destacou que toda essa estrutura, além de atender os parceiros, irá sustentar o plano de expansão do Grupo Mateus, que tem como objetivo abrir mais 80 lojas este ano, incluindo as da rede Camiño.
O presidente do Grupo Mateus, empresário Ilson Mateus, disse que o projeto é um sonho de 10 anos de se construir uma logística mais eficiente, no sentido de melhor atender seu clientes, sejam varejistas ou atacadistas. “O nosso futuro passa por uma logística e os ganhos são imensuráveis, pois teremos padrão, qualidade e empregos para os maranhenses”, declarou.
Bastante otimista, Ilson Mateus disse que a esperança sempre falou mais alto em seus sonhos e fez questão de agradecer a todos os colaboradores para que esse projeto se tornasse real. “Nosso compromisso é trabalhar para o desenvolvimento do Maranhão”, afirmou.
A Central de Fatiamento e Porcionamento vai centralizar em um só lugar tudo o que hoje é processado nas lojas. Sua capacidade atual diária é de 30 toneladas.
O Complexo da Indústria de Perecíveis contará com uma fábrica de panificação, sorvetes e sucos, Já na parte de processamento, serão fatiados frios, carnes, peixes, hortifrútis e comidas prontas, embaladas no sistema cook chill, que prolonga a via útil dos alimentos, minimiza os riscos de contaminação, preserva as características nutricionais, além de evitar a sensação do efeito de pasteurização no sabor e na consistência.
Segundo o Grupo Mateus, com o novo maquinário de tecnologia alemã, a produção diária do Complexo da Indústria de Perecíveis será de 100 toneladas de alimentos.
Cerca de 220 colaboradores já estão trabalhando diretamente no Centro de Distribuição, onde também estão 75 prestadores de serviços e mais de 200 operários contratados para as obras do empreendimento. Quando estiver em plena capacidade de operação, com as quatro etapas concluídas, serão gerados 2 mil empregos diretos.
O juiz federal José Carlos Madeira ressaltou a veia empreendedora do empresário Ilson Mateus, desde a criação de seu pequeno negócio na cidade de Balsas, há 31 anos, o qual gerenciou com foco, organização e planejamento, até atingir o ápice. Segundo ele, Ilson Mateus é um exemplo que se apresenta como “um emblema do empreendedorismo brasileiro”.

Inovação
A inovação está presente em todo o processo da nova central, onde haverá também uma fábrica para reaproveitamento de todo o despojo gerado, que será utilizado como matéria prima para outras indústrias.
A água usada nas produções será tratada para reutilização e devolvida para a natureza sem impacto ao meio ambiente. “Este empreendimento representa o nosso desejo de continuar investindo em infraestrutura, recursos humanos, tecnologia em inovação e crescimento para as regiões onde atuamos”, destacou Ilson Mateus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.