Premiação

É hoje a grande festa

A premiação do Troféu Mirante Esporte 2017 acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, no Centro; vão ser premiados 27 entre os 85 atletas indicados pelas 27 federações que dirigem o esporte no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
O cobiçado Troféu Mirante Esporte, que será entregue aos atletas maranhenses na festa de hoje à noite
O cobiçado Troféu Mirante Esporte, que será entregue aos atletas maranhenses na festa de hoje à noite (troféu h)

fA cerimônia de premiação do 13º Troféu Mirante Esporte, promovido pelo Grupo Mirante, será realizada na noite desta quinta-feira (25), com início às 19h, no Teatro Arthur Azevedo, no Centro. O evento tem como objetivo destacar e premiar os melhores atletas do estado na temporada esportiva. Para abrilhantar ainda mais o evento, a organização confirmou a presença de Daiane dos Santos, primeira ginasta brasileira a receber medalha de ouro em uma competição internacional.
A solenidade vai ser coordenada, como sempre acontece, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Grupo Mirante, engenheiro Fernando Sarney. A ele caberá a saudação oficial aos atletas, familiares, dirigentes, representantes dos patrocinadores e convidados. O presidente destacará, entre outros pontos, a alegria de dirigir o apoio ao esporte e ao atleta maranhense de todos os veículos do Grupo Mirante: jornal O Estado, TV Mirante, rádios Mirante AM e FM e portal Imirante.com.
Vão ser premiados com o Troféu Mirante Esporte de 2017 27 entre os 85 atletas indicados pelas 27 federações que dirigem o esporte no Maranhão. Cada modalidade tem três indicados pelas federações ao prêmio, com exceção do karatê e do kitesurf, que tem cinco indicados. Os atletas e a federação foram escolhidos por um júri técnico formado por jornalistas do Grupo Mirante. Também será premiado o Atleta do Ano, eleito pelo voto popular.
A 13ª edição do Troféu Mirante Esporte quebrou o recorde de votos da premiação. No ano anterior, haviam sido registrados 155.861 votos. Mas, nesta edição, o número chegou a 253.392.
A votação do júri popular da 13ª edição do Troféu Mirante Esporte teve início no dia 8 deste mês pelo site oficial da premiação: www.grupomirantema.com/trofeumirante. A votação foi encerrada na segunda-feira (22).

A ex- ginasta Daiane dos Santos participará de toda a solenidade como personalidade do esporte brasileiro de todos os tempos.
No Pan-Americano de 1999, em Winnipeg, no Canadá, Daiane Garcia dos Santos, gaúcha de 16 anos e com apenas 1m44, chamou a atenção após conquistar duas medalhas - prata no salto sobre cavalo e bronze por equipes. Surgia, então, uma das melhores ginastas do país.
Daiane dos Santos participou pela primeira vez de um Mundial em 2001, na Bélgica, e terminou na quinta colocação na prova de solo. Em 2003, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes. No mesmo ano, veio a primeira grande conquista da atleta e também do Brasil na ginástica artística.
Após a realização de uma cirurgia, Daiane foi disputar o Campeonato Mundial de ginástica em Anaheim, na Califórnia. Ela chegou à final do solo e se apresentou com a música "Brasileirinho" de fundo e realizou, pela primeira vez, o duplo twist carpado, salto desenvolvido juntamente com Oleg Ostapenko, seu treinador naquela ocasião.
Com uma apresentação irrepreensível, Daiane recebeu a nota 9.737 e superou a romena Catalina Ponor, 9.700, e a espanhola Elena Gómez, 9.675, para se tornar a primeira brasileira campeã em um Mundial da modalidade. Logo depois da competição, o movimento que ajudou na conquista foi batizado pela federação internacional de "Dos Santos".
Daiane possui ainda dois movimentos nomeados após ser a primeira ginasta no mundo a realizá-los: o duplo twist carpado, ou Dos Santos I, e a evolução deste primeiro: o duplo twist esticado, ou Dos Santos II.
Além do patrocínio ao Troféu Mirante, a Cemar também apoia, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, alguns atletas maranhenses que estão concorrendo às seguintes categorias: Tênis de Mesa; Naerlison Costa Mendes (Atleta patrocinado por meio do projeto Ações Esportivas no Jaracaty) e Natação: Carol Souza Hertel (Atleta patrocinada por meio do projeto Tókio 2020), Enzo Raiol (Atleta patrocinado por meio do projeto Tókio 2020) e Júlia Leal Nina (Atleta patrocinada por meio do projeto Futuro Aquático), foi reconhecida em 2017 na categoria Natação e como Atleta do Ano.
Em 2017, a Cemar patrocinou 45 projetos, sendo 27 na cultura e 18 no esporte, com um investimento de mais de R$ 13 milhões em projetos incentivados. E para 2018 mais oportunidades surgirão, pois o Edital de Seleção para Projetos via Lei Estadual de Incentivo será aberto em março para receber novos projetos culturais e esportivos.
Além da Cemar, a 13ª edição do Troféu Mirante Esporte é patrocinado pela Omega Energia e São Luís Shopping. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.