Carnaval 2018

Soltando os bichos

Bloco Bicho Terra este ano homenageia a flora do Maranhão com o Bicho Juçara; neste sábado, 27, a agremiação realiza, na Casa Barrica, a tradicional festa “Paz do Bicho”, a partir das 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Bicho Terra terá novo personagem neste Carnaval
Bicho Terra terá novo personagem neste Carnaval (Bicho Terra)

SÃO LUÍS - Um dos blocos mais irreverentes e alegres do Carnaval maranhense já está na concentração para a folia de Momo. O Bicho Terra traz este ano o Bicho Juçara, uma homenagem da agremiação à flora maranhense. Além disto, apresenta novas composições que já estão na boca do povo. Sediado no bairro Madre Deus, o Bicho arrasta uma multidão por onde passa e não será diferente neste sábado, 27, quando realizará a festa “Paz do Bicho”. O evento, gratuito, ocorre na Casa Barrica (Madre Deus), a partir das 19h.

Além da alegria contagiante, o bloco, que este ano celebra 27 anos de fundação, apresenta uma riqueza de figurinos e máscaras. “Tradicionalmente lançamos um personagem novo no Carnaval do Maranhão, uma forma de ampliarmos esta identificação entre homem e natureza que deu origem ao bloco que fala sobre este conflito entre homem e natureza”, destaca o diretor artístico do bloco, José Pereira Godão.

Antes do Bicho Juçara, a agremiação madredivina já apresentou personagens como Bicho Folharal (verde), Bicho Felino (laranja), Bicho Primata (vermelho), Bicho Maranhanguara (preto), Amor de Bicho (azul celeste), entre outros. O Bicho Juçara vem na cor roxa, que simboliza a fruta (também chamada de açaí). Com músicas novas no repertório e a entrada de mais um integrante no elenco, o Bicho Terra prepara grandes emoções para o Carnaval 2018. A orquestra, formada por ritmistas afinados, bem como as fantasias e os bailarinos do corpo de baile oficial compõem o cenário que encanta moradores e visitantes da cidade que curtem as folias momescas em São Luís.

Para embalar os bichos, foram compostas músicas novas, algumas já sucesso entre os fãs da agremiação. A marchinha do novo personagem é de autoria de Luiz de Nazaré Bucão que compôs também o baralho “A galinha da vizinha”, uma música irreverente que já está tocando nas rádios da cidade. O cantor e compositor Gerude também assina uma marchinha e Oberdan Oliveira e Cleto Júnior, outra. “Além disto, a compositora Selma Delago compôs também para o Bicho uma música interpretada por Carol Cunha e que tem agradado muito ao público”, diz Godão.

Comandado pelos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, o Bicho Terra tradicionalmente realiza, na temporada pré-canavalesca, duas festas temáticas. A primeira foi “Buraco Negro do Bicho”, realizada sábado passado, 13, na Casa Barrica. A próxima será o baile “Paz do Bicho” que acontecerá no dia 27, no mesmo local, às 19h, quando os foliões vestindo roupas brancas ou em tonalidades claras, celebram a vida e a alegria.

No repertório não faltarão as famosas “Costela de Adão”, “Biciletinha”, “Amor de Bicho”, “Passear”, “Saci”, entre outras que costumam contagiar os foliões que esperam esta época do ano para pular ao som do Bicho Terra. A festa tem o patrocínio da Cemar e Centro Elétrico, por meio da lei Estadual de Incentivo à Cultura. Embora o evento seja gratuito, a organização estimula a doação de alimentos não perecíveis que serão doados para a Fundação Antônio Jorge Dino.

O quê

Festa “Paz do Bicho”

Quando

Sábado, 27

Onde

Casa Barrica (Madre de Deus)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.